Páginas

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

"A VIDA REAL DO BRASIL"

"A VIDA REAL DO BRASIL"
Uma composição de Allan Nogueira Souza, Gabriel Lucas Botelho S. da Silva, João Gabriel da Costa e Kaio Brêtas Santos da Silva.

Há algumas semanas atrás, após a aula de música, quando a turma 1501 se dirigia do auditório para a sala de aula, a professora notou que o estudante João Gabriel cantarolava um rap com muito rítmo e animação durante seu deslocamento pelo corredor da escola. Ela lhe convidou a cantar o rap para a turma na semana seguinte e ele aceitou.
Na outra aula, conforme o combinado, logo no início, João Gabriel, acompanhado de seus amigos, Kaio, João Gabriel e Matheus, apresentaram o rap do Dragon Ball Z. Os meninos cantaram com  muito suingue e animação e provocaram a admiração dos colegas da turma! Então, a professora propôs que eles compusessem seu próprio rap e deu-lhes um tempo para criarem a sua composição. Os meninos se reuniram e, algumas semanas depois nos brindaram com este belíssimo rap "A VIDA REAL DO BRASIL", que deixou a todos nós ainda mais admirados!  Parabéns aos nossos talentosos alunos!!! Parabéns às professoras e aos familiares pela bela composição de seus filhos!!!





"A VIDA REAL DO BRASIL"

Desde que Cabral chegou aqui nossa história começou
Índios, brancos e negros, miscigenação não faltou
Lutas, revoltas e guerras
A política se formou
O poder nas mãos da minoria
A maioria sem dinheiro continuou

Nossas, nossas histórias
Dias de luta, dias de glória
Nossas, nossas histórias
Dias de luta, dias de glória

"Brasil, mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Para a gente ser feliz"

Brasil, país da emoção
Corrupção menos
E mais educação

Nossas, nossas histórias
Dias de luta, dias de glória
Nossas, nossas histórias
Dias de luta, dias de glória

Citação: "Brasil, mostra a tua cara, quero ver quem paga para a gente ser feliz" (Cazuza)

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Bienal 2015

Bienal 2015

Este ano nossa escola teve a oportunidade de visitar a Bienal do Livro. Os alunos da turma 1902 acompanhados pelas professoras de Sala de Leitura, Nice e Talita, desfrutaram da agradável experiência que é percorrer os corredores cheios de livros, histórias e surpresas. 
Com muita empolgação visitamos os estandes de editoras voltadas para o público infanto-juvenil, onde os alunos passaram a maior parte do tempo. Depois fomos as bancas para que os alunos pudessem comprar os livros com o cupom que a prefeitura disponibilizou a cada um deles. Além disto, a ida ao Riocentro proporcionou a todos a observação da construção dos estádios para as Olímpias de 2016.





terça-feira, 22 de setembro de 2015

VISITA AO COLÉGIO CHICO ANYSIO

A visita ao Colégio Chico Anysio com a turma 1902 aconteceu no dia 14/9. Já a turma 1901 visitou o colégio no dia 18/9.

Os alunos conheceram a estrutura do colégio e seu trabalho pedagógico. 
Essa visita faz parte do projeto de nossa escola que visa levar ao conhecimento dos alunos as diferentes possibilidades de cursar o ensino médio e prepará-los para tal. 
Os alunos foram acompanhados pelas professoras de matemática e história, e tiveram a oportunidade de escutar o depoimento de ex-alunos de nossa escola que estão fazendo seu ensino médio neste colégio, que é referência da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro.

A unidade escolar fica localizada na rua Amaral, número 26, Tijuca; tem 2.600 metros quadrados de área construída, em dois blocos de quatro andares. O primeiro bloco tem quatro salas de aula e auditório. O segundo bloco, seis salas de aula, laboratórios de ciência e informática, tendo, na cobertura, dois espaços multiusos. No pavimento térreo comum, foram construídas salas para diretoria, secretaria e professores, além de sanitários masculinos e femininos, parte deles destinados a pessoas com deficiência. A construção é dotada de passarelas de ligação, com acesso de pessoas com deficiência por elevador exclusivo.
A unidade foi concebida dentro do programa Dupla Escola, modelo de ensino integrado criado, em 2008, pelo governo do estado. A metodologia associa o Ensino Médio a cursos que oferecem competências para a formação integral do aluno.

Formação em mercado e negócios e duas modalidades de esportes estão no currículo. O nome da escola homenageia o ator, humorista e diretor cearense Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, já falecido.

Confiram as fotos das duas visitas abaixo:








ASSUNTOS RELACIONADOS:




EXPERIMENTANDO E APRENDENDO

A Turma 1701 percebeu, através de um experimento, o resultado da reprodução bacteriana. Os lactobacilos presentes no leite, ao se multiplicarem, acabam por coagular este produto modificando sua estrutura química.
O experimento ocorreu em 2 dias: no primeiro misturamos os ingredientes e, no segundo, provamos. Foi muito bom!

















TURMA 1601 - EXPERIMENTO COM A PROFESSORA RENATA: PERMEABILIDADE DO SOLO


A Turma 1601 observou em cada uma das garrafas, o papel filtro contendo um tipo de solo diferente: areia, terra preta e argila.
Ao ser adicionada a mesma quantidade de água em cada uma das garrafas, os alunos perceberam que o solo arenoso é o que drena a água mais rapidamente. Enquanto que o solo argiloso, este processo demora muito mais tempo.
Parabéns à Turma e a Professora, afinal aprender experimentando é muito melhor! 








sábado, 19 de setembro de 2015

FORMATURA DAS TURMAS 1501 E 1502 NO PROERD

Foi muito bonita e emocionante a formatura do Projeto PROERD, no teatro do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro.
O teatro estava lotado de alunos, pais, professores e diretores das escolas que receberam este projeto no primeiro semestre.
A Diretora da nossa escola, discursou agradecendo este belo trabalho de prevenção às drogas, valorizando o laço entre as famílias e a escola e elogiando o potencial dos alunos, sendo muito aplaudida.
Os alunos Kaio ( turma 1501) e Vivian (turma 1502) tiveram suas redações premiadas e foram muito festejados por todos.
           Parabéns às Professoras Graça e Regina e a Instrutora Jaqueline pelo importante trabalho!
                                  Foi uma manhã inesquecível para todos os presentes.


























PROGRAMA CULTURAL NO TEATRO OI CASA GRANDE

Nossa escola também trabalha para proporcionar aos alunos momentos especiais. Um deles foi convidar os alunos de Oitavo e Nono ano para irem com seus Responsáveis ao Teatro Oi Casa Grande, no Leblon, onde puderam assistir ao espetáculo "RUDÁ, UM SONHO REAL" uma mistura de teatro e circo com acrobacias e música onde os personagens resgatam brincadeiras infantis mostrando as diferenças entre as gerações.
                            Todos adoraram e saíram do espetáculo com gostinho de quero mais!
                                             Agradecimentos especiais à Professora Tatiana



ARRAIAL DA BARÃO 2015

As festas juninas são uma tradição fortíssima em nosso país, principalmente no nordeste. É um período de celebração e aproximação das comunidades através da culinária, da música e da dança. Nossa escola valoriza as festas do mês de junho, patrimônio imaterial com seus saberes e práticas.
Em função de nosso calendário escolar, nossa festa ocorreu em julho.
A festa julina este ano foi um momento de integração entre os dois segmentos com muita música, brincadeiras do nosso folclore e comidas típicas. Os alunos se divertiram e desfilaram seus trajes com criatividade. A decoração, a foto divertida, as brincadeiras de salão e a rede do método "o passo" foram alguns dos pontos altos da Festa. Ao final, todos os estudantes receberam "kits" com prendas.
A alegria tomou conta de todos com sorteios e com prêmios para os Sinhazinha e Sinhozinho eleitos pelos estudantes!
                                 Parabéns a todos que abrilhantaram o Arraial da Barão!

"Pula Fogueira"
(João Bastos Filho e Getúlio Marinho)

Pula fogueira, Iaia
Pula fogueira, Ioio
Cuidado para não se queimar
Olha que a fogueira já queimou o meu amor!

Nesta noite de festança
Todos caem na dança
Alegrando o coração
Foguetes, cantos e troça
Na cidade e na roça
Em louvor a São João

Pula fogueira, Iaia...

Nesta noite de folguedo
Todos brincam sem medo
A soltar seu pistolão
Morena, flor do sertão
Quero saber se tu és
Dona do meu coração.