Páginas

30 DE ABRIL - NASCIMENTO DE DORIVAL CAYMMI - Elaborada pela Professora Eloísa para TODOS

Queridos, esta é mais uma atividade para vocês fazerem durante a quarentena. Fiquem em casa e cuidem-se. Um abraço!


Na atividade OS DESAFIOS DA CAPITAL MUNDIAL DA ARQUITETURA - II você aprendeu a cantar uma canção de Dorival Caymmi: “Eu não tenho onde morar”. Nesta atividade você vai conhecer um pouquinho mais sobre o artista baiano, que viveu no Rio de Janeiro, e vai aprender a cantar a canção “Maracangalha”.

Dorival Caymmi nasceu em 30 de abril de 1914, em Salvador, na Bahia. É um dos gênios da música brasileira. Foi compositor, violonista, poeta e cantor. Cantava os costumes e tradições de sua terra natal. Aprendeu a tocar violão sozinho e desenvolveu um estilo próprio, inconfundível. Talvez por que também fosse desenhista e pintor, criava “paisagens sonoras” com seu violão. Aos 24 anos mudou-se para o Rio de Janeiro, mas nunca se esqueceu da sua Bahia.

Dorival Caymmi casou-se com a mineira Stella Maris. Tiveram  três filhos, que também seguiram a carreira musical: Danilo Caymmi, cantor, compositor e arranjador;  Dori Caymmi, violonista e compositor; Nana Caymmi, cantora.

Dorival Caymmi faleceu em 2008, aos 94 anos de idade, no Rio de Janeiro. No bairro de Copacabana, onde morou, foi erguida uma estátua em sua homenagem.
Salve Dorival Caymmi!

ATIVIDADE 1 - Aperte o LINK embaixo do play para ouvir a canção “MARACANGALHA”, procure aprender para nós cantarmos quando retornarmos à escola:




ATIVIDADE 2 - Além das canções “Eu não tenho onde morar” e “Maracangalha”,  Dorival Caymmi compôs outros sucessos como “Pescaria”, “Saudade da Bahia”, “O que é que a baiana tem?”, “Vatapá”, “Modinha de Gabriela”, “História de Pescadores”, “O vento” e muitos outros. Procure ouvir outras canções de Dorival Caymmi. Escreva nos comentários o(s) nome(s) da(s) que você mais gostou. Anote também em seu caderno para nos contar quando nos re-encontrarmos.







DIA DO TRABALHADOR - PROFISSÃO DE ARQUITETO PAISAGISTA - de Professora Eloísa para TODOS


Como em 2020 o Rio de Janeiro, 1ª Capital Mundial da Arquitetura, será a sede do Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos, no dia do 1º de maio, DIA DO TRABALHADOR, vamos conhecer um pouco sobre esta profissão e criar um projeto de paisagismo.
Clique no link embaixo da imagem para aprender um pouco sobre a profissão de arquiteto:


Oscar Niemeyer (1907 - 2012) foi um grande arquiteto brasileiro, responsável pelo planejamento arquitetônico de vários edifícios públicos de Brasília, a capital do Brasil. É um dos maiores representantes da arquitetura moderna mundial, com mais de 600 obras pelo mundo. Sua principal característica é o uso do concreto, vidro, curvas e vãos livres, com seu estilo inconfundível. É dele o projeto do Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro.




Arquitetos(as) podem ainda se especializar em: 1 - Planejamento urbano, 2 - Design de móveis, 3 - Restauração de edifícios, 4 - Luminotécnica, que é a especialização em iluminação de ambientes, 5 - Acompanhamento e administração de obras, 5 - Pode dar aulas na faculdade e 6 - Paisagismo. O arquiteto paisagista pensa e reorganiza as paisagens, redesenhando a natureza.

 Roberto Burle Marx (1909 - 1994) foi um grande paisagista brasileiro. Ele desenhou praças, parques e jardins. O Rio de Janeiro possui uma extensa lista de projetos de Burle Marx tombados pela prefeitura, como Parque do Flamengo, Museu de Arte Moderna e o paisagismo do calçadão de Copacabana, na Avenida Atlântica para citar alguns.                                                                                                                




Paisagismo do Parque do Flamengo


Paisagismo do Calçadão de Copacabana  

E aí, gostou? Vamos brincar de arquiteto paisagista? Então siga as instruções:

“… Deve ter alamedas verdes a cidade dos meus amores…  “


1 - Crie os desenhos de um calçamento, usando uma folha de papel ofício, ou uma cartolina, ou um pedaço de papelão. Pode ser a tampa de uma caixa de sapato ou uma embalagem de pizza, por exemplo.

2 - Use lápis de cor, cola e materiais disponíveis em sua casa para criar os desenhos de seu calçadão, não precisa sair de cada para comprar nada. Por exemplo: pedrinhas, areia, carrinho de brinquedo e o que mais vier à imaginação.  Use a criatividade!

3 - Plante também umas sementes de feijão em um pequeno chumaço de algodão molhado e veja como elas vão virar árvores frondosas e formar uma bela alameda  verde nesse mundo em miniatura.


4 - Sendo possível, tire uma foto de seu projeto de paisagismo e envie para a gente! Beijos! Fiquem bem, crianças!  







quarta-feira, 29 de abril de 2020

Atividades Matemáticas 9 ºAno - Elaborada pela Professora Maria Helena

Faça os cálculos no seu caderno

  1. Calcule o valor numérico da expressão algébrica                      para:




a) x = 6                                                            b) x = 4                                            c) x = - 2


Para saber:  
                                                             ↓                 ↓                     ↓
                                                           6                          7

                                   Então  está entre 6 e 7

2. Indique entre que inteiros estão as raízes.


Para saber:  










3. Transforme os expoentes fracionários em raízes e calcule.


4. Um terreno foi destinado à construção de uma grande praça, sendo que uma quadra de esportes de 200 m2 ocupa 20% da área do terreno. Qual é a área total do terreno?



5. Em uma sala de 40 alunos, foi realizada uma pesquisa, a qual apontou que 30 alunos gostam de praticar esportes. Qual é a porcentagem de alunos que gostam de esportes?




Atividades Matemáticas 8ºAno - Elaborada pela Professora Maria Helena


Faça os cálculos no seu caderno

1. Efetue as divisões e escreva a forma decimal das frações.

2. Encontre a fração geratriz das dízimas abaixo.

Lembrando : 0,131313...  = 13/99

a)    0,2626... =  _______    b) 0,3333.... = ________    
       
c) 0,93̄  = _______            d)0,5̄ =______     (tem um traço em cima do 93 e outro em cima do 5)

Para saber:
  • Ângulos opostos pelo vértice têm medidas iguais.

3. Calcule a medida de x nas figuras abaixo.


b)

 = .............

c)
  x =..........









29 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DA DANÇA - Elaborada pela Professora Eloísa para TODOS


29 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DA DANÇA

Olá, crianças, como vocês estão? Esta é uma atividade para vocês passarem o tempo durante a quarentena, de uma maneira leve e divertida. Vocês gostam de dançar? 
O dia 29 de abril é o Dia Mundial da Dança.  Vamos aprender algumas danças brasileiras  com a turminha da  Nana e do Nilo.
Um abraço da Eloisa!

CLIQUE NOS LINKS EMBAIXO DAS IMAGENS PARA ASSISTIR AOS VÍDEOS E DANÇAR:
















segunda-feira, 27 de abril de 2020

TODOS JUNTOS SOMOS FORTES - Colaboração Professora Eloísa

TODOS JUNTOS SOMOS FORTES


Olá, crianças, como vocês estão? Espero que estejam bem! Vamos fazer a nossa parte para ajudar no controle da pandemia.
O vovô Chico Buarque há muitos anos nos ensinou, e continua nos ensinando lindas canções! Fiquem em casa, ouvindo histórias, conversando com as pessoas que cuidam de vocês.
Porque TODOS JUNTOS SOMOS FORTES. NÃO PODEMOS ESTAR JUNTOS FISICAMENTE, MAS PODEMOS ESTAR UNIDOS E SEGUIR AS RECOMENDAÇÕES PARA ENFRENTAR E ACABAR COM A PANDEMIA.





Pensando nisso, escolhi uma canção bem bonita para vocês aprenderem. Clique no link  para ver e ouvir:




Gostou? Linda, não é mesmo?

Vamos aprender a fazer um cachorrinho e um gatinho de origami? Origami é a arte da
dobradura de papel. A palavra é oriunda do japonês. ORI significa dobrar, e KAMI, significa
papel. O origami é uma arte muito antiga, criada no Japão e muito praticada até os dias de
hoje. Você vai precisar de dois quadrados de papel. Para fazer os quadrados, pegue duas
folhas de papel sulfite e corte-as como indicado nas fotos. Depois é só seguir o passo a passo
dos vídeos abaixo. Ah! Não se esqueça de deixar um comentário!












Desafios da Capital Mundial da Arquitetura IV - 2º ao 9º Anos - Elaborado pela Professora Eloísa


DESAFIOS DA CAPITAL MUNDIAL DA ARQUITETURA - IV
MORADIAS PARA TODOS

Olá, queridos! Mais uma atividade para ajudar a passar o tempo na quarentena, e aprender coisas novas. Um abraço fraterno!  

Um dos desafios da cidade do Rio de Janeiro como Capital Mundial da Arquitetura é oferecer condições de moradias decentes para todos, com saneamento básico, perto de hospitais, escolas; praças, opções de lazer, cultura e  transporte público.

Na atividade anterior você aprendeu a cantar uma canção de Dorival Caymmi: “Eu não tenho onde morar”. Agora, vamos aprender a fazer uma casinha de origami. 
Siga o passo a passo do vídeo. Capriche na pintura do telhado, das portas e janelas. Sugestão: De um lado você pode pintar a fachada e do outro lado o interior da casa, com seus cômodos, móveis e objetos, como nas fotos. 
Você também pode recortar portas, janelas e móveis e objetos de revistas e colar. 
Solte a imaginação!!! Guarde seu trabalho para mostrar para a turma quando retornarmos à escola.



















Clique aqui para aprender a fazer uma casinha de papel: 




Desafios da Capital Mundial da Arquitetura II - 2º ao 9º Anos - Elaborado pela Professora Eloísa

OS DESAFIOS DA CAPITAL MUNDIAL DA ARQUITETURA - II

Queridos, como vão vocês? Espero que estejam bem, em casa, é assim que vamos conseguir combater a pandemia de covid-19: ficando em casa, cuidando da saúde e da higiene, conversando com nossos familiares, ouvindo histórias… Existem muitas coisas legais que podemos fazer em casa. Temos que ter paciência porque é preciso ficar em casa. Fiquem bem! Um abraço fraterno!


 Na atividade anterior você aprendeu que este ano o Rio de Janeiro será a Capital Mundial da Arquitetura, e que os fatores que determinaram a escolha da nossa cidade foram, além de suas belezas naturais e arquitetônicas, os desafios urbanos que ela precisa enfrentar para garantir igualdade de oportunidades para todos os seus habitantes. 
Agora, clique no link embaixo da foto para assistir ao clipe e aprender uma canção do Dorival Caymmi. 
Assista com atenção e procure identificar os instrumentos musicais. 
Anote os nomes que você souber em seu caderno para conversarmos quando retornarmos à escola. 

Dorival Caymmi
                                            https://youtu.be/8s_axcpMLT8

Desafios da Capital Mundial da Arquitetura I - 2º ao 9º Anos - Elaborado pela Professora Eloísa

OS DESAFIOS DA CAPITAL MUNDIAL DA ARQUITETURA - I

Queridos, como vão vocês? Espero que estejam bem, em suas casas, com seus familiares. É assim que vamos conseguir combater a pandemia de covid-19: Respeitando a quarentena, cuidando da saúde, lavando bem as mãos, e muitas vezes por dia. Fiquem bem!

      Um abraço fraterno!


Esta é uma atividade para você fazer no seu caderno, não precisa imprimir.

Este ano o Rio de Janeiro será a Primeira Capital Mundial da Arquitetura.  A cidade foi escolhida para ser a sede do Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos por suas belezas naturais e arquitetônicas, é claro, mas o mais importante foram os desafios urbanos que ela apresenta. Estes desafios ficaram ainda mais evidentes com a pandemia de covid-19.
No desenho abaixo, vemos duas crianças separadas por uma parede. PERGUNTA: Será que há algo mais que as separa? RESPONDA NOS COMENTÁRIOS. Não se esqueça de anotar a resposta também no caderno.


Desafios da Capital Mundial da Arquitetura III - 2º ao 9º Anos - Elaborado pela Professora Eloísa

DESAFIOS DA CAPITAL MUNDIAL DA ARQUITETURA III - A CIDADE IDEAL

Nas atividades anteriores você descobriu que o Rio de Janeiro possui desafios urbanos que precisam ser enfrentados para garantir igualdade de oportunidades para todos os seus habitantes.

 A CIDADE IDEAL Chico Buarque adaptou para o português a letra da canção “Cidade Ideal”, de Sergio Bardotti, e música de Luis Enríquez Bacalov.

 Clique no link da imagem abaixo para ouvir e aprender a cantar a canção. 





Depois responda nos comentários: COMO É A SUA CIDADE IDEAL? Copie a resposta em seu caderno para conversarmos quando retornarmos à escola.

A Cidade Ideal

Sergio Bardotti e  Luis Enríquez Bacalov
Adaptação de Chico Buarque

Cachorro:
A cidade ideal dum cachorro
Tem um poste por metro quadrado
Não tem carro, não corro, não morro
E também nunca fico apertado

Galinha:
A cidade ideal da galinha
Tem as ruas cheias de minhoca
A barriga fica tão quentinha
Que transforma o milho em pipoca

Crianças:
Atenção porque nesta cidade
Corre-se a toda velocidade
E atenção que o negócio está preto
Restaurante assando galeto

Todos:
Mas não, mas não
O sonho é meu e eu sonho que
Deve ter alamedas verdes
A cidade dos meus amores
E, quem dera, os moradores
E o prefeito e os varredores
Fossem somente crianças
Deve ter alamedas verdes
A cidade dos meus amores
E, quem dera, os moradores
E o prefeito e os varredores
E os pintores e os vendedores
Fossem somente crianças

Gata:
A cidade ideal de uma gata
É um prato de tripa fresquinha
Tem sardinha num bonde de lata
Tem alcatra no final da linha