Páginas

quarta-feira, 8 de abril de 2020

Atividades Língua Portuguesa - 8º Ano - Colaboração do Professor Adilson


Língua  Portuguesa   - Prof.: Adilson  - 8º ano
* Não precisa imprimir, basta anotar as respostas no cadernos - DICA no caderno de Português, você vai encontrar explicações que vão te ajudar a responder!


Interpretação de texto

Realidade com muita fantasia 

   
      Nascido em 1937, o gaúcho Moacyr Scliar é um homem versátil: médico e escritor, igualmente atuante nas duas áreas. dono de uma obra literária extensa, é ainda um biógrafo de mão cheia e colaborador assíduo de diversos jornais brasileiros. Seus livros para jovens e adultos são sucesso de público e de crítica e alguns já foram publicados no exterior.
     Muito atento às situações-limite que desagradam à vida humana, Scliar combina em seus textos indícios de uma realidade bastante concreta com cenas absolutamente fantásticas. a convivência entre realismo e fantasia é harmoniosa e dela nascem os desfechos surpreendentes das histórias.
     Em sua obra, são frequentes questões de identidade judaica, do cotidiano da medicina e do mundo da mídia, como, por exemplo, acontece no conto “O dia em que matamos James Cagney”.



Para gostar de ler, volume 27. histórias sobre ética. ática, 1999.


1. Qual a finalidade do texto?



2. Com suas palavras, o que significa dizer que Scliar é um homem versátil?



3. Quais são os temas comuns na obra do autor?


4. “...é ainda um biógrafo de mão cheia”. A expressão em destaque está o sentido conotativo ou denotativo? Justifique.



5. Qual a função dos dois-pontos na primeira frase do texto?



6. Por que foram usadas aspas na última frase do texto?



7. Retire do texto uma expressão que indique tempo:

Divã – sofá onde se deita o paciente para falar de suas questões pessoais com o psicólogo/terapeuta.

1. Pensando no título da tirinha, como se chega ao humor no último quadro?

2. As HQ´s costumam apresentar que tipo de linguagem? Explique.

3. Qual a importância da linguagem não-verbal no último quadrinho?

4. Retire do texto uma palavra que dê ideia de tempo:

5. Há um sinal de pontuação que se repete nos 3 primeiros quadrinhos. Qual o nome dele? Por que ele foi usado?

6. Que verbo poderia existir no 3º quadrinho? Como ficaria a frase com esse verbo?

7. Que palavra poderia substituir a palavra “só” no último quadrinho, sem alterar o sentido da frase?



Classe Gramatical

Dê a classe gramatical dos vocábulos sublinhados:

O mundo está passando por um momento difícil.

1.                                    5.
2.                                    6.                         
3.                                    7.
4.       

As escolas permanecerão fechadas.      

1.                                   3.

2.                                   4.

Lavar as mãos com sabão é obrigatório.

1.                                    5.
2.                                    6.
3.                                    7.
4.

Umas pessoas ignorantes não acreditam no perigo.

1.                                     4.
2.                                     5.
3.                                     6.



Conjunções


1. Dê o valor das conjunções coordenadas:

Eu não vou comer hambúrguer, nem tomar refrigerante.


Eu queria ficar no litoral, mas tenho que trabalhar amanhã.


 Os anos passavam, logo a responsabilidade crescia.


 Irei de avião ou pegarei um ônibus.


 Ficou doente, por isso não comparecerá à reunião.


 Ela estava comemorando porque foi aprovada.


Não saiu de casa, mas também não sossegou.

Estamos de quarentena, portanto devemos ficar em casa.

Estava de quarentena e não obedecia a ordem de ficar em casa.

Ora pediam pra que ficássemos em casa, ora não.

Houve quem não quisesse, contudo fiquei em casa.

A pandemia parou o mundo, logo era importante ouvir a OMS.




O que expressa o modo indicativo?


O que expressa o modo subjuntivo?


O que é crônica?

Identifique a figura de linguagem:

a) As pessoas morriam de medo de pegar covid-19.

b) O presidente disse que era só uma gripezinha.

c) O Coronavírus é uma bomba.

d) O bem e o mal convivem lado a lado.

e) O vírus veio como um furacão.

f) As pessoas estão loucas presas em casa.


Conjugue no Modo Subjuntivo: ficar, permanecer e resistir.





Nenhum comentário:

Postar um comentário