Páginas

quarta-feira, 8 de abril de 2020

Atividades Língua Portuguesa - 9º Ano - Colaboração do Professor Adilson

* Não precisa imprimir, basta anotar as respostas no cadernos - DICA no caderno de Português, você vai encontrar explicações que vão te ajudar a responder!


Língua Portuguesa - Prof.: Adilson - 9º ano

Interpretação de texto

Realidade com muita fantasia 

   
      Nascido em 1937, o gaúcho Moacyr Scliar é um homem versátil: médico e escritor, igualmente atuante nas duas áreas. dono de uma obra literária extensa, é ainda um biógrafo de mão cheia e colaborador assíduo de diversos jornais brasileiros. Seus livros para jovens e adultos são sucesso de público e de crítica e alguns já foram publicados no exterior.
     Muito atento às situações-limite que desagradam à vida humana, Scliar combina em seus textos indícios de uma realidade bastante concreta com cenas absolutamente fantásticas. a convivência entre realismo e fantasia é harmoniosa e dela nascem os desfechos surpreendentes das histórias.
     Em sua obra, são frequentes questões de identidade judaica, do cotidiano da medicina e do mundo da mídia, como, por exemplo, acontece no conto “O dia em que matamos James Cagney”.



Para gostar de ler, volume 27. histórias sobre ética. ática, 1999.


1. Qual a finalidade do texto?



2. Com suas palavras, o que significa dizer que Scliar é um homem versátil?



3. Quais são os temas comuns na obra do autor?


4. “...é ainda um biógrafo de mão cheia”. A expressão em destaque está o sentido conotativo ou denotativo? Justifique.



5. Qual a função dos dois-pontos na primeira frase do texto?



6. Por que foram usadas aspas na última frase do texto?



7. Retire do texto uma expressão que indique tempo:


Divã – sofá onde se deita o paciente para falar de suas questões pessoais com o psicólogo/terapeuta.

1. Pensando no título da tirinha, como se chega ao humor no último quadro?

2. As HQ´s costumam apresentar que tipo de linguagem? Explique.

3. Qual a importância da linguagem não-verbal no último quadrinho?

4. Retire do texto uma palavra que dê ideia de tempo:

5. Há um sinal de pontuação que se repete nos 3 primeiros quadrinhos. Qual o nome dele? Por que ele foi usado?

6. Que verbo poderia existir no 3º quadrinho? Como ficaria a frase com esse verbo?

7. Que palavra poderia substituir a palavra “só” no último quadrinho, sem alterar o sentido da frase?




Classe Gramatical

Dê a classe gramatical dos vocábulos sublinhados:

O mundo está passando por um momento difícil.

1.                                    5.
2.                                    6.                         
3.                                    7.
4.       

As escolas permanecerão fechadas.      

1.                                   3.

2.                                   4.

Lavar as mãos com sabão é obrigatório.

1.                                    5.
2.                                    6.
3.                                    7.
4.

Umas pessoas ignorantes não acreditam no perigo.

1.                                     4.
2.                                     5.
3.                                     6.




Conjunções


1. Dê o valor das conjunções coordenadas:

Eu não vou comer hambúrguer, nem tomar refrigerante.


Eu queria ficar no litoral, mas tenho que trabalhar amanhã.


 Os anos passavam, logo a responsabilidade crescia.


 Irei de avião ou pegarei um ônibus.


 Ficou doente, por isso não comparecerá à reunião.


 Ela estava comemorando porque foi aprovada.


Não saiu de casa, mas também não sossegou.

Estamos de quarentena, portanto devemos ficar em casa.

Estava de quarentena e não obedecia a ordem de ficar em casa.

Ora pediam pra que ficássemos em casa, ora não.

Houve quem não quisesse, contudo fiquei em casa.

A pandemia parou o mundo, logo era importante ouvir a OMS.




O que expressa o Modo Indicativo?

O que expressa o Modo Subjuntivo?

O que expressa o Modo Imperativo?


O que é crônica?

Identifique a figura de linguagem:

a) As pessoas morriam de medo de pegar covid-19.

b) O presidente disse que era só uma gripezinha.

c) O Coronavírus é uma bomba.

d) O bem e o mal convivem lado a lado.

e) O vírus veio como um furacão.

f) As pessoas estão loucas presas em casa.


Conjugue no Modo Subjuntivo: ficar, permanecer e resistir.


Apresente 3 argumentos para se manter em casa:



CONJUNÇOES ADVERBIAIS


Dê o valor das conjunções adverbiais destacadas:


a)   Embora o presidente não desse importância, era imprescindível ficar em casa.


b)   Assim que soubemos do covid-19, fechamos as escolas.


c)    O vírus era tão perigoso, que o mundo parou.


d)   O número de mortes aumentava, à medida que não faziam a quarentena.

     
e)   Para diminuir o impacto negativo da pandemia, é necessário fazer a quarentena.



f)     Uma vez que o número de mortos aumentou, os EUA perceberam a gravidade da pandemia.


g)   Segundo os dados da OMS, o covid-19 é altamente letal.


h)   Caso não obedecêssemos a OMS, estaríamos como a Itália.


i)     O Brasil agiu como orientou a OMS.

  
    K) O presidente é tão perigoso quanto o vírus.


    l) Mesmo que obedecêssemos ao presidente, correríamos risco.


    m) Desde que anunciaram o primeiro caso de Coronavírus, o mundo entrou em alerta.


   n) Sairemos bem dessa, desde que façamos o que manda a OMS.


2 comentários:

  1. Gostaria de exercícios de português e matemática para estudar com Renato aluno classe especial Prof. Santuza. Aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entraremos em contato com a Professora Santuza e solicitaremos que ela lhe envie, mas é posssível acessar o aplicativo da SME que todas as semanas entram novas atividades. O link tem sido postado aqui no blog. Em breve, teremos uma publicação linda da Classe Especial! Agradecemos o seu comentário.
      #SomosmaisBarão

      Excluir