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quarta-feira, 22 de julho de 2020

Dica da Professora Heliane: Cometa!

Olá!
Como vocês estão? 
Será que vocês perceberam como as nossas noites estão mais bonitas, com o céu, quase sem nuvens?
Nos próximos dias, teremos um cometa passando pelo hemisfério sul!
Ele poderá ser visto a olho nu.
Se vocês gostam de apreciar um desses fenômenos raros... não percam essa oportunidade única!
O próximo cometa só passará daqui a 6 mil anos...😉
Logo, vejam a reportagem, acessando o link e estejam atentos. Será nesses três dias, começando por hoje!💫
Carinhosamente, 
Professora Heliane

https://globoplay.globo.com/v/8718347/

segunda-feira, 20 de julho de 2020

Atividade de 4ºe 5º Anos - Vida Sustentável - Professora Ana Lúcia

  
Atividade de Vida Sustentável

4º e 5º anos

Professora: Ana Lucia Marques


Sabendo que toda casa possui um orçamento que constitui uma receita e muitas e muitas despesas,
organize a partir de uma receita de $1.500 reais, o quanto você gasta com cada um dos tópicos
abaixo. Lembre-se de que você só pode gastar até 1.500 reais!


CASO VOCÊ NÃO POSSUA ALGUMA DESSAS DESPESAS, FAÇA UM TRACINHO AO LADO!!

Aluguel - _____________________________________

Gás- ________________________________________

Luz- ________________________________________

Água - ______________________________________

Celular - _____________________________________

Alimentação - __________________________________

Internet - ______________________________________

Remédio - _____________________________________

Despesas escolares - ____________________________

Diversão - _____________________________________

Roupas - ______________________________________

Total ___________________________________________

Atividade de 6º Ano - Língua Portuguesa - Professora Ana Lúcia

Atividade de Língua Portuguesa
6º ano - turma 1601
Professora: Ana Lucia Marques

O conto da mentira

Rogério Augusto
    Todo dia Felipe inventava uma mentira. “Mãe, a vovó tá no telefone!”. A mãe largava a
louça na pia e corria até a sala. Encontrava o telefone mudo.
    O garoto havia inventado morte do cachorro, nota dez em matemática, gol de cabeça em
campeonato de rua. A mãe tentava assustá-lo: “Seu nariz vai ficar igual ao do Pinóquio!”.
Felipe ria na cara dela: “Quem tá mentindo é você! Não existe ninguém de madeira!”.
    O pai de Felipe também conversava com ele: “Um dia você contará uma verdade e
ninguém acreditará!”. Felipe ficava pensativo. Mas no dia seguinte…
    Então, aconteceu o que seu pai alertara. Felipe assistia a um programa na TV.
A apresentadora ligou para o número do telefone da casa dele. Felipe tinha sido sorteado.
O prêmio era uma bicicleta: “É verdade, mãe! A moça quer falar com você no telefone pra
combinar a entrega da bicicleta. É verdade!”. 
    A mãe de Felipe fingiu não ouvir. Continuou preparando o jantar em silêncio. Resultado:
Felipe deixou de ganhar o prêmio. Então, ele começou a reduzir suas mentiras. Até que
um dia deixou de contá-las. Bem, Felipe cresceu e tornou-se um escritor. Voltou a criar
histórias. Agora, sem culpa e sem medo. No momento está escrevendo um conto. É a
história de um menino que deixa de ganhar uma bicicleta porque mentia…

Questões

Questão 1 – Identifique a ordem dos acontecimentos no conto:
(    ) Felipe utiliza a criação de histórias como uma ferramenta profissional.
(    ) O pai do garoto o alerta quanto às consequências do ato de mentir.
(    ) Felipe deixa de ganhar a bicicleta do programa de televisão.
(    ) Felipe conta inúmeras mentiras em casa.
A sequência correta é:
a) 1, 2, 3, 4.
b) 4, 2, 3, 1.
c) 4, 3, 1, 2.
d) 2, 1, 4, 3.

Questão 2 – O que motivou Felipe a reduzir as suas mentiras?

 Questão 3 – Releia:
“Voltou a criar histórias. Agora, sem culpa e sem medo.”
Explique por que, agora, Felipe não se sente culpado e com medo de contar mentiras:

Questão 4 – Justifique o emprego das aspas no conto:

Questão 5 – Identifique os referentes das palavras sublinhadas:
a) “A mãe tentava assustá-lo […]”.

b) “Felipe ria na cara dela […]”.

c) “A moça quer falar com você no telefone pra combinar a entrega da bicicleta.”.

d) “Até que um dia deixou de contá-las.”.

Questão 6 – Percebe-se traço da informalidade em:
a) “Quem tá mentindo é você! Não existe ninguém de madeira!”.
b) “Então, aconteceu o que seu pai alertara.”.
c) “Continuou preparando o jantar em silêncio.”.
d) “É a história de um menino que deixa de ganhar uma bicicleta porque mentia…”.
Questão 7 - Destaque do texto o que se pede.

Um substantivo próprio______________________________

Dois pronomes____________________________________

Três verbos________________________________________________

Um adjetivo________________________________________

Um substantivo comum_______________________________


Questão 8 -

Determine se, no trecho “O prêmio era uma bicicleta”, uma é artigo indefinido ou numeral.

________________________________________________________________ 

Atividade de 7º Ano - Língua Portuguesa - Professora Ana Lúcia

Atividade de Língua Portuguesa
Professora: Ana Lucia Marques
7º ano - turma 1701

Nossa vida

    Lá em casa, a situação estava difícil. O pai tinha ficado desempregado. A mãe
achava que qualquer trabalho podia pelo menos pagar a comida.
A gente morava em Mambaí, Estado de Goiás. Aí apareceu um emprego numa fazenda
pro lado dos Gerais da Bahia, bem perto da fronteira. Fui trabalhar junto com meus irmãos
nessa tal fazenda. Era o projeto de um grande banco, apoiado pelo governo.
    A fazenda dizia que pagava o salário, mas nunca existiu salário nenhum. No final do mês,
tudo que se comia ou se usava era descontado. Não sobrava nada de dinheiro. E a gente
era obrigada a trabalhar de sol a sol.
    ─ Trabalho escravo ─ disseram os peões de Mambaí que já tinham passado por isso.
    ─ Mas usar criança é judiação! ─ falou um dia o dono do bar.
    Disseram também que essas fazendas usam crianças como trabalhadores porque
fica mais barato. Quatro ou cinco custam o mesmo que um adulto, comem menos,
obedecem melhor e cada uma faz o trabalho de gente grande.
    O capataz da fazenda dizia que o dinheiro podia sobrar se a gente trabalhasse direito.
Ouvi falar de gente que saiu de lá com dívida, mas não com dinheiro.
    Se pelo menos a gente estivesse se alimentando bem… Minha mãe não sabia
que a comida na fazenda era ruim. Achava que era frescura de criança. Mas não era, não.
De manhãzinha, café aguado com pão duro. No almoço, só coisa
de entupir ─ macarrão puro ou arroz com farinha.
    Pro serviço na fazenda render, o capataz fazia a gente trabalhar firme. Eu tenho
catorze anos. Sou forte. Mas meus irmãos e um monte de outras crianças com corpinho
fraco faziam serviço pesado de adulto ─ roçar e capinar era duro de lascar, mas a gente
ainda aguentava. O pior era carregar carrinhos de mão pesados, cheios de material para
a lavoura.
    Ninguém tem ideia da vida dura que a gente levava nessa fazenda dos Gerais da Bahia.
Paula Saldanha. “Heróis dos Gerais”. São Paulo, FTD, 1998, p. 7-9.

Questões

Questão 1 – O objetivo do texto é:
(     ) divulgar algo.
(     ) noticiar um fato.
(     ) narrar uma história.

Questão 2 – Na parte “Disseram também que essas fazendas usam crianças
como trabalhadores porque fica mais barato.”, o narrador revela:
(     ) o motivo de essas fazendas usarem crianças como trabalhadores.
(     ) a finalidade de essas fazendas usarem crianças como trabalhadores.
(     ) a consequência de essas fazendas usarem crianças como trabalhadores.

Questão 3 – O narrador do texto expõe uma opinião na passagem:
(     ) “Era o projeto de um grande banco, apoiado pelo governo.”
(     ) “De manhãzinha, café aguado com pão duro.”
(     ) “Ninguém tem ideia da vida dura que a gente levava nessa fazenda dos
Gerais da Bahia.”

Questão 4 – A expressão grifada indica um lugar no trecho:
(     ) “Lá em casa, a situação estava difícil.”
(     ) “No final do mês, tudo que se comia ou se usava era descontado.”
(     ) “No almoço, só coisa de entupir ─ macarrão puro ou arroz com farinha.”

Questão 5 – Em “Achava que era frescura de criança.”, o narrador expressa o pensamento:
(     ) de seu pai.
(     ) de sua mãe.
(     ) do capataz da fazenda.

Questão 6 – Na frase “Mas não era, não.”, a repetição do termo “não”:
(     ) reforça a negação.
(     ) indica uma correção.
(     ) estabelece uma contradição.

Questão 7 – No segmento “Pro serviço na fazenda render, o capataz fazia a gente
trabalhar firme.”, a palavra “firme” exprime:
(     ) o meio com que o capaz fazia a gente trabalhar.
(     ) o modo com que o capaz fazia a gente trabalhar.
(     ) a intensidade com que o capaz fazia a gente trabalhar.

Questão 8 – Segundo o narrador, ele e seus irmãos realizavam serviços bem pesados
na fazenda dos Gerais da Bahia. O pior deles era:
(     ) “roçar”
(     ) “capinar”
(     ) “carregar carrinhos de mão pesados”

Questão 9 - Determine a conjugação a que pertencem os verbos seguintes.

Estava____________________________________

Tinha_____________________________________

Apareceu__________________________________

Faziam____________________________________

Sobrava___________________________________

Dizia______________________________________

Questão 10 - Do verbo levava, destaque o que se pede.

Radical__________________________________

Vogal temática____________________________

Tema___________________________________

Desinência modo temporal_______________________


Questão 11 - Determine em que tempo o verbo se apresenta.

Disseram__________________________________________

Apareceu__________________________________________
Tenho_______________________________________________

Soubesse____________________________________________

Custam_____________________________________________

sábado, 18 de julho de 2020

Contagem para Educação Infantil - Colaboração Profa Nagmar


A criança deverá contar cada fileira de bandeirinhas e escrever no círculo o numeral de acordo com a quantidade.



A criança deverá atarraxar as tampas numeradas de acordo com a quantidade de elementos ao lado.