Páginas

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Cartão Kit Merenda

 Atenção:

Os Responsáveis que NÃO retiraram o cartão na escola, devem comparecer na 2ª Crê na LAGOA até sexta, dia 2/10 para buscar!

Endereço: Praça General Alcio Souto sem número LAGOA

Horário: 8h30 às 15h

É obrigatório estar de máscara e com documento de Identidade

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

TRILHA SONORA DE CINEMA - TODOS

 

TRILHA SONORA DE CINEMA


Queridos alunos, como vão vocês? Espero que estejam bem. Esta atividade é continuação da atividade “A primavera de Vivaldi e de Cecília Meirelles”. Caso você a tenha perdido, o link é este aqui.

Na atividade anterior você conheceu a música instrumental e a forma musical chamada canção. A música que não tem ninguém cantando é chamada de instrumental, e a música cantada é chamada de canção.

O cinema e os desenhos estão repletos de música instrumental. É a trilha sonora.  Isso acontece porque a música cantada acabaria atrapalhando o diálogo dos personagens.  Além disso, o filme não consegue cativar a atenção do espectador só com imagens, é aí que entra a trilha sonora. Falando de trilha sonora... Vamos assistir a um vídeo bem legal? Clique no link embaixo da imagem: 



O vídeo a que você assistiu é um trecho do filme Fantasia, de 1940, produzido pelo Walt Disney Studios. O trecho conta como trilha sonora a obra A Sagração da Primavera, do compositor Igor Stravinsky. Para saber mais sobre Igor Stravinsky e sobre o balé “A Sagração da primavera” clique  aqui.

 

ATIVIDADES

 1 - Você já pensou sobre como seria assistir seu filme favorito sem nenhum som de fundo? É possível que a sua interpretação do filme fosse muito diferente. Então, responda: Qual é a importância da música no cinema?

2 – Em que outros lugares e situações a música está presente?

3 – Existe alguma relação entre as características da música e o lugar ou situação em que ela é tocada?


Colaboração Professora Eloisa Florence



Atividades de Educação Física de 6º ao 9º

 Fala pessoal Bom dia! Como vocês estão?


            Pois é galera a pandemia continua nos afastando das nossas aulas de Educação Física na nossa escola mas vamos tentar manter uma rotina de atividades em casa mesmo e vocês sabem por quê? A atividade física mesmo que por apenas 30 minutos diariamente traz diversos benefícios para a nossa saúde como por exemplo: controle da pressão arterial; combate ao diabetes; redução do colesterol ruim (LDL) e melhoria do (HDL) colesterol bom, entre inúmeros outros benefícios.

                Pensando nisso vou passar a deixar com vocês todas as semanas algumas dicas de atividades, links e aplicativos para que a gente consiga passar esse tempo de pandemia praticando alguma atividade em casa.
              Antes de qualquer atividade que venha a ser postada aqui é sempre importante nos alongarmos para que a nossa musculatura esteja preparada para os movimentos que faremos posteriormente reduzindo assim a possibilidade de termos algum tipo de lesão. Não se preocupem caso vocês não consigam reproduzir algum dos movimentos mostrados pois a prática regular do alongamento é que vai fazer com que vocês consigam aumentar a amplitude dos seus movimentos. Caso algum desses movimentos gere qualquer tipo de dor não continue a atividade.

# https://www.youtube.com/watch?v=UJN1cljyhVg   Assistam até os 4 minutos do vídeo e repitam cada um dos movimentos por 15 segundos;

# Caso vocês estejam sentindo dores nas costas por ficarem muito tempo sentados na cadeira assistindo às aulas ou vendo televisão vai aí uma segunda dica: https://www.youtube.com/watch?v=jr4_UKFp-rI assistam a partir dos 03:43.

Vamos lá:


# 1ª atividade
: https://www.youtube.com/watch?v=pvLUTrZFvi4 corrida estacionária (30 segundos dessa atividade, depois 30 segundos do polichinelo (vídeo abaixo) e descansa 1 minuto. Faça isso 3 vezes)


# 2ª atividade: https://www.youtube.com/watch?v=UcUfmsfrteQ polichinelo


# 3ª atividade: as atividades de hoje irão estimular a nossa coordenação óculo-manual, ou seja, habilidade que nos permite realizar ações que requerem o uso simultâneo dos olhos e as mãos, como uma atividade que usa a informação captada por nossos olhos (percepção visual e espacial) para guiar as nossas mãos e fazer um movimento. Nós iremos precisar de bolas de meias e balde. Essa atividade fica mais competitiva se for disputada com alguma pessoa da sua família. O objetivo é simples: arremessar a bola de meia dentro do balde. As variações dessa atividade para criar mais dificuldade são diversas: aumentar a distância da cesta; mudar o peso das bolas de meia utilizando mais meias; colocar o balde em alturas diferentes; utilizar a mão que tem menos habilidade; etc. 


# 4ª atividade: nessa atividade você vai utilizar as bolas de meia e garrafas PET vazias. A atividade é simples: posicionar as garrafas PET igual ao jogo de boliche e arremessar a bola de meia na direção das mesmas. Vocês podem variar a atividade se afastando mais do local que posicionou as garrafas, dando uma distância maior de uma garrafa para outra, colocando um pouco de água nas garrafas (lembrem-se de fechá-las bem nesse caso),  etc.

# 5ª atividade: nessa atividade você vai precisar estar com alguma pessoa da sua família. A atividade é bastante simples e inclusive já fizemos uma bem parecida na escola: você vai se posicionar de frente para o seu companheiro (a) de atividade e cada um vai estar com uma bola de meia nas mãos. Quando disserem "já" vão jogar de forma simultânea a bolinha para o outro (a). A dificuldade para essa atividade pode envolver: aumento da distância entre os participantes; colocação de obstáculos no caminho para que você não consiga enxergar onde está a outra pessoa, como por exemplo uma toalha no meio do caminho; mudança na posição de arremesso (em pé, sentado, deitado, com uma mão, com as duas, etc)



Faço a sugestão de vocês baixarem no celular o aplicativo de um jogo bem desafiador para nosso cérebro: SUDOKU - by Brainium Studios. Iniciem a atividade com um jogo fácil. Aqui vai um vídeo para vocês aprenderem a jogar Sudoku: https://www.youtube.com/watch?v=VLUonaGzq9E

              



É isso pessoal! Espero que vocês tenham gostado das atividades mostradas hoje. Até a próxima! Um grande abraço! Se cuidem!
Professor Bernardo

Atividade de Inglês para 1º, 2º e 3º Anos

 Olá, segue o vídeo de Inglês para as turmas do 1°, 2° e 3º anos.

Hello, students. 🙂
How are you?

Essa semana vamos falar sobre um assunto muito gostoso: FOOD (comida). 
Será que você reconhece quais alimentos são saudáveis e quais não são?
Vamos assistir esse vídeo que eu gravei com muito carinho para vocês?
Bye bye. 

Att, Elaine. 

COLABORAÇÃO PROFESSORA ELIANE

Atividade para Educação Infantil

 Olá! Segue sugestão de atividades para turmas de educação infantil


Vamos brincar com quebra-cabeças? A brincadeira começa na hora de fazer as peças, olha que legal:

Você vai precisar de pedaços de papelão (pode ser folha de papel também), canetinha ou lápis de cor e tesoura.

Peça ajuda a um responsável para cortar as peças. 

Modo de fazer:

Corte pedaços de papelão e desenhe neles formas como quadrados, círculos, triângulos, retângulos, estrelas, flores e tudo o que vocês quiserem.

Pinte cada desenho de uma cor só. 

Depois recorte em vários pedaços.

O jogo está pronto! Agora é só juntar as peças para formar os desenhos!

Divirtam-se!


Ah, não esqueçam de mandar fotos da brincadeira para a gente pelo email emitacurussa@rioeduca.net

Colaboração da Professora Priscila




Exercícios de Equílibrio - Todas as turmas podem fazer

 Ola, crianças. Tudo bem? 

Que tal fazer exercícios de equilíbrio? São bem legais!

Fiquem bem! Bjs.

 Profª Carla.

5 exercícios de equilíbrio


youtube.com/watch?v=ADqFduWrWzc


Adivinhas - 2º e 3° Anos


Professora Priscila, obrigada!

 https://youtu.be/pTDwEsyYMZM

Quintal da Cultura - Adivinha!

Quintal da Cultura - Adivinha!

Toda a turma brinca de "Adivinha". O que é o que é: quando a gente fica em pé ele deita e quando a gente deita, ele fica em pé?







Atividades para 3º, 4º e 5º Anos

 Agradecemos a colaboração da Professora Natascha 👍




















sábado, 26 de setembro de 2020

Educação Física - TODOS

 Escola Municipal Barão de Itacurussá

Educação Física  
Setembro de 2020
Educação Infantil ao Ensino Fundamental 
Professora: Heliane
Jogos e Brincadeiras

Olá!!! Como vocês estão?
Espero que todos estejam bem.
Com certeza, tudo isso vai passar. Mas, para isso, é muito importante o cuidado de todos e para todos!!!
Lavem as mãos, usem máscaras e mantenham o distanciamento social.
Estou com muuuuuuitas saudades de vocês!!!!

Dessa vez, eu preparei uma grande história sobre os Jogos e as Brincadeiras.
Como toda história grande, ela será dividida por partes, onde em cada uma será contada uma história.

Eu enviei um tempinho atrás, uma pesquisa sobre jogos e brincadeiras e  gostaria muito que vocês respondessem e me enviassem.
Eu usei um formulário através de uma ferramenta digital chamada "Forms".
É muito fácil para responder... basta clicarem no link abaixo. Será uma outra forma para vocês responderem

https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=9uE1lQaXt0yPI5WqOAmKu9g-EEOtkaVIn7CIEAvt74tUMjhNRUNMVkZYWk5WRjNWMkg0SFRNSVNZVC4u

Ah...mas a minha história de hoje, ainda não acabou!!!
Ela apenas está só começando...
E, para isso, vou usar uma outra ferramenta digital chamada "Sway".
Ela serve para contar uma história de várias formas bem divertidas, assim como são os Jogos e as Brincadeiras.

O link do "Sway" está abaixo. Cliquem e curtam bastante!!!

https://sway.office.com/Pt5RTE5OiXFpTJW7?ref=Link


Espero que vocês gostem!!
Somos + Barão!!!
Somos + VIDA!!!
Um beijo da tia Lili ( Heliane)
Paz!
UBUNTU!!!!

smiley

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Aulas pelo Aplicativo Teams

 Estamos nos esforçando para utilizar novas ferramentas educacionais!

Atenção:

Toda semana tem aula de Matemática pelo TEAMS para oitavo e nono anos:

Quartas às 14h - 1902

Quartas às 15h - 1802

Quintas às 15h - 1901

Quintas às 16h - 1801

As turmas de 1° ao 5° tem toda TERÇA às 14h com as Professoras Carla e Heliane

E a 1101 toda TERÇA às 16h aula com a Professora Denise.


Não percam!

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

21 de setembro - Dia Nacional de luta das pessoas com deficiência!



Queridos alunos da Barão de Itacurussá, como vão vocês?

Nesta atividade você vai aprender que SER DIFERENTE É NORMAL, e conhecer os DIREITOS E DEVERES DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.

Um abraço fraterno da professora Eloisa.


“SER DIFERENTE É NORMAL”

(Vinicius Castro / Adilson Xavier)

 

Todo mundo tem seu jeito singular

De ser feliz, de viver e enxergar

Se os olhos são maiores ou são orientais

É daí, que diferença faz?

 

Todo mundo tem que ser especial

Em oportunidades, em direitos, coisa e tal

Seja branco, preto, verde, azul ou lilás

E daí, que diferença faz?

 

Já pensou, tudo sempre igual

Ser mais do mesmo o tempo todo não é tão legal

Já pensou, tudo sempre tão igual?

Tá na hora de ir em frente

Ser diferente é normal!

Ser diferente é normal!

Ser diferente é normal!

Ser diferente é normal!

Ser diferente é normal!

 

Todo mundo tem seu jeito singular

De crescer, aparecer e se manifestar

Se o peso na balança é de uns quilinhos a mais

E daí, que diferença faz?

 

Todo mundo tem que ser especial

Em seu sorriso, sua fé e no seu visual

Se curte tatuagens ou pinturas naturais

E daí, que diferença faz?

 

Já pensou, tudo sempre igual?

Ser mais do mesmo o tempo todo não é tão legal

Já pensou, tudo sempre igual?

Tá na hora de ir em frente

Ser diferente é normal

 

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO DA CANÇÃO

 

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO DA CANÇÃO EM LIBRAS

 

DIREITOS E DEVERES DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

         Se você é uma pessoa com deficiência, você tem direitos garantidos no mundo inteiro para sua vida ser melhor. Você precisa conhecer os seus direitos e a sociedade precisa garantir o acesso àqueles com deficiência intelectual. Se você é uma pessoa sem deficiência, precisa saber que ser diferente é normal, e respeitar os direitos da pessoa com deficiência.

1 – Direito à igualdade;

2 – Direito a uma vida digna e as mesmas chances que a pessoa sem deficiência;

3 – Direito à acessibilidade;

4 – Direito ao atendimento prioritário;

5 – Direito à educação.

 

CLIIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO DOS DIREITOS E DEVERES DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.

 

COLABORAÇÃO: Professora Eloisa Florence.



 

Primavera de Vivaldi e de Cecília Meireles para Todos


Primavera de Vivaldi e de Cecília Meirelles

Queridos alunos, prezados responsáveis, como vão vocês? Espero que estejam todos bem. Essa atividade é para marcar a chegada da primavera. 

Um abraço \o/

 

ATIVIDADE

Assistir aos dois vídeos a seguir e depois responder à pergunta: 

Ø Qual é a diferença entre as duas músicas?







RESPOSTA:


COLABORAÇÃO:

Professora Eloisa Florence. 













 

Dia da árvore - Para todos

 Alunos,


Estou sentindo falta de vocês, mas ainda não podemos nos reencontrar devido ao isolamento social. 

Cuidem-se tomando os cuidados necessários para evitarmos a doença.

Beijocas carinhosas,
Professora Célia

Vejam  o vídeo  e façam o que  é pedido.

https://youtu.be/0GJApUf4BFA



O pátio em frente ao refeitório fica um  tapete de flores cor de rosa antes da primavera, vocês lembram?

Descubra o nome da linda árvore que embeleza o pátio.

Qual o nome da estação do ano q vem logo após a primavera.