Páginas

terça-feira, 13 de outubro de 2020

Atividade Ciências - 6º e 7º Anos

 

Atividades de 6º e 7º ano - Ciências – prof.ª Cláudia Lucas

 

Queridos alunos, estou morrendo de saudades! Infelizmente nesse momento o melhor pra nossa saúde é ficarmos isolados, mas sei que estamos unidos em pensamento e pelo coração.

Cuidem-se, por favor. Ajudem seus pais e avós idosos, façam tudo que for preciso pra que os mais velhos não saiam de casa. Lavem as mãos umas 10 vezes por dia, mesmo sem motivo, lavem de novo. Usem máscara (lavem a máscara) e fiquem em casa! Amo vocês e logo logo estaremos juntos de novo!

Esses exercícios são de Ciências e Tecnologia, matéria de conteúdo da prefeitura, mas também uma revisão do que já aprendemos nos anos passados, e peço que copiem as perguntas no caderno e respondam. Pode pesquisar na internet ou no material do ano passado. Tem muita informação nos livros, cadernos e apostilas de vocês.

 

1 - O mundo mudou e agora teremos que nos adaptar a uma nova forma de agir. Estamos entrando na era da Super Tecnologia, onde a ciência guarda a esperança de dias melhores, e agora mais do nunca saber usar a internet pode salvar vidas. Durante esse período você ou sua família teve comprar alguma coisa online pois a loja estava fechada, ou  teve que resolver alguma coisa por e-mail ou aplicativo? Conte sua experiência.

 

2 -  As vacinas para o corona vírus podem demorar, e nossa mundo vai ter que arrumar soluções para conviver com o vírus. Uma dessas soluções são elevadores que não precisa apertar o botão, só falar o número do andar e ele já sobe, já pensou? E portas automáticas, como aquelas de lojas que abrem quando chegamos perto. Tudo para evitar o contato e a contaminação. Pense e invente 5 inovações para o futuro que ajudem as pessoas a não pegar o vírus.

 

3 – Vocês devem ter ouvido falar no auxílio emergencial de R$600,00  para as pessoas desempregadas. Mas muita gente ficou na dúvida se tinha direito ao benefício ou não, e não tinha nenhum local pra ir perguntar, pois agora é tudo por e-mail. Escreva aqui no caderno um e-mail fazendo de conta que você quer receber o dinheiro do governo e explicando os motivos porque você acha que sua família teria o direito.

 

4 – Com a quarentena  o planeta recebeu menos poluição. Tem menos carros nas ruas e menos fabricas jogando fumaça. O mar também recebeu menos esgoto esses mês, e as praias estão limpas. Como podemos voltar as atividades normais, mas não voltar a poluir o planeta como antes? (Não vale responder não jogar lixo no chão).

 

5 - Nas comunidades vivem muitas pessoas juntas, casas muito próximas e famílias numerosas. Com a epidemia isso se tornou uma possibilidade enorme de contágio do novo vírus. Se você fosse presidente como resolveria esse problema?

 

6 - Faça uma lista de 5 coisas boas de ficar em casa na quarentena e de 5 coisas boas de voltar pra escola.

 

7 – A Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) aparece todo dia no jornal durante a quarentena, isso porque no Rio de Janeiro, ela é o instituto de pesquisa mais importante para o combate ao novo corona vírus. É na FioCruz que são produzidas milhares de vacinas que tomamos gratuitamente como Sarampo, Poliomielite, Febre Amarela, etc..

a) Pesquise o que a FioCruz tem feito nesse momento para ajudar o país contra o Corona Vírus.

b) Explique porque é tão importante que ela seja um órgão público e não uma empresa privada.

 

8 - Observe o gráfico da quantidade de mortes por dia por COVID-19 e responda:

a) O que está acontecendo com esse país do gráfico? Melhorando ou piorando?

b) Qual foi o pior período desse país?

c) Em que época esse país deveria ter feito quarentena pra que número de mortes não crescesse tanto?



9 – Se você tem visto as notícias de jornal ultimamente, deve ter reparado como eles explicam os efeitos do novo corona vírus no nosso corpo. Explique como o vírus se multiplica. 

10 - Baseado nos fatos atuais e no conhecimento cientifico que você tem, você é contra ou a favor de continuar a quarentena? 

11 - Alguns pesquisadores dizem o só teremos uma vida normal depois do marco 50, e isso pode levar algum tempo. Isso quer dizer que precisa que metade da população (50%) pegue a doença, se trate e se cure, e só depois as escolas poderiam reabrir. Explique porque eles dizem isso? 

12 - Quais atitudes você e sua família podem fazer pra manter a saúde forte neste momento? 

13 – Opcional: escreva uma redação de 20 linhas e envie pro meu e-mail (raposamarine@gmail.com) ou deixe guardada até o dia que voltarmos as aulas. No texto você vai contar como está sendo a quarentena pra você: pode contar as coisas boas e ruins que aconteceram, fale um agradecimento caso sua família tenha recebido ajuda de alguém, e conte também as boas ações que você ou sua família fizeram para ajudar os outros. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário