A Professora Heliane montou um lindo trabalho sobre o ano de 2020.
Clique no link, assista e "mate um pouco a saudade"
https://sway.office.com/Yz3gWwGnMpILHEcd?ref=Link
Somos+Barão!
#somosmaisbarão
A Professora Heliane montou um lindo trabalho sobre o ano de 2020.
Clique no link, assista e "mate um pouco a saudade"
https://sway.office.com/Yz3gWwGnMpILHEcd?ref=Link
Somos+Barão!
#somosmaisbarão
A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro informa que a previsão de recarga dos cartões Alelo é dia *24/12/2020*. Consulte seu saldo antes de usar para confirmar.
Todas as Escolas Municipais estão fechadas.
Para emitir Declaração, siga os passos:
* No painel de avisos do nosso muro tem esse cartaz*
Dez lições sobre 2020
através das ilustrações do Daniel Pxeira e das @chargesdoniniu:
Queridos,
O ano está
terminando e, infelizmente, a pandemia ainda não acabou. No próximo ano,
renovemos as esperanças de dias melhores, já enfrentamos e superamos outras
pandemias no passado.
Mas para isso, precisamos acreditar
no papel importante da ciência...
... E reforçar o espírito de
solidariedade e cooperativismo. Sabemos que depois de tantos meses estão todos
cansados de fazer quarentena...
...
Mas precisamos pensar nos outros:
os profissionais de saúde, de limpeza urbana, de abastecimento de
alimentos, todos que trabalham em atividades essenciais...
... Os idosos, as pessoas dos grupos de risco, os sem teto...
Os que não possuem saneamento básico,
aqueles que não podem permanecer em casa, pois precisam sair para ganhar seu
sustento.
Continuem se protegendo e mantendo o isolamento social. Caso precisem sair por um motivo importante, usem máscara e respeitem o distanciamento, não aglomerem.
Conteúdos escolares se recuperam. Ao contrário do que possa parecer, 2020 foi um ano de aprendizado, sim.
E um dos aprendizados, talvez o mais
importante, é que não podemos mais aceitar tanta desigualdade social!
Despeço-me de vocês com uma canção do
Paulo César Pinheiro e do Mauro Duarte, interpretada pela Clara Nunes:
CLIQUE AQUI → MENINO DEUS
Fiquem bem, protegidos, e tenham um
Natal cheio de amor, junto de seus familiares e das pessoas que cuidam de
vocês!
Um abraço fraterno da professora
Eloisa.
Créditos das Imagens:
- Imagem 1: Daniel Pxeira.
- Imagens 2,
3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10: @ChargesdoNiniu. https://www.instagram.com/chargesdoniniu/
A dança é bem mais que uma expressão artística ou mera forma de se divertir. A prática da dança melhora o condicionamento aeróbico, aprimora a coordenação motora, contribui para a perda de peso, aumenta o tônus muscular e a força, traz benefícios estéticos, fortalece a capacidade cardiorrespiratória, protege as articulações, ajuda a corrigir a postura e ainda funciona como terapia para a mente e o espírito, uma vez que contribui para a elevação da autoestima e favorece a socialização.
Desde 1982, no dia 29 de abril, comemora-se o dia internacional da dança, instituído pela UNESCO em homenagem ao criador do balé moderno, Jean-Georges Noverre.
A Dança é a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria.
Não é somente através do som de uma música que se pode dançar, pois os movimentos podem acontecer independente do som que se ouve, e até mesmo sem ele.
A história da dança retrata que seu surgimento se deu ainda na Pré-História, quando os homens batiam os pés no chão. Aos poucos, foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que podiam fazer outros ritmos, conjugando os passos com as mãos, através das palmas.
O surgimento das danças em grupo aconteceu através dos rituais religiosos, em que as pessoas faziam agradecimentos ou pediam aos deuses o sol e a chuva. Os primeiros registros dessas danças mostram que elas surgiram no Egito, há dois mil anos antes de Cristo.
Mais tarde, já perdendo o costume religioso, as danças apareceram na Grécia, em virtude das comemorações aos jogos olímpicos.
O Japão preservou o caráter religioso das danças. Até hoje, elas são feitas nas cerimônias dos tempos primitivos.
Em Roma, as danças se voltaram para as formas sensuais, em homenagem ao deus Baco (deus do vinho), e dançava-se em festas e bacanais.
Nas cortes do período renascentista, as danças voltaram a ter caráter teatral, que estava se perdendo no tempo, pois ninguém a praticava com esse propósito. Praticamente daí foi que surgiram o sapateado e o balé, apresentados como espetáculos teatrais, onde passos, música, vestuário, iluminação e cenário compõem sua estrutura.
No século XVI surgiram os primeiros registros das danças, em que cada localidade apresentava características próprias. No século XIX surgiram as danças feitas em pares, como a valsa, a polca, o tango, dentre outras. Estas, a princípio, não foram aceitas pelos mais conservadores, até que no século XX surgiu o rock’n roll, que revolucionou o estilo musical e, consequentemente, os ritmos das danças.
Assim como a mistura dos povos foram acontecendo, os aspectos culturais foram se difundindo.
O maracatu, o samba e a rumba são prova disso, pois através das danças vindas dos negros, dos índios e dos europeus esses ritmos se originaram.
Hoje em dia as danças voltaram-se muito para o lado da sensualidade, sendo mais divulgadas e aceitas por todo o mundo. Nos países do Oriente Médio a dança do ventre é muito difundida; e no Brasil, o funk e o samba são populares. Além desses, o strip-tease tem tido grande repercussão, principalmente se unido à dança inglesa, pole dance, também conhecida como a dança do cano.
Independentemente do ritmo escolhido para iniciar a dança como atividade física, é necessário encará-la com seriedade e disciplina. Em termos de queima calórica (se o principal objetivo for a perda de peso), danças mais clássicas, como o tango, fazem você perder cerca de 105 calorias por hora. Durante o mesmo espaço de tempo, o rock consome, em média, 275 calorias, enquanto que os ritmos que exigem mais força e velocidade, como a zumba e a lambada, chegam a subtrair 600 calorias de seu corpo.
Pessoas de todas as idades estão aptas a dançar, desde que tomem os devidos cuidados e sejam orientadas por um bom profissional. Afinal, como qualquer outro exercício físico, é preciso tomar os devidos cuidados para não se machucar. Para saber como se prevenir contra lesões durante as atividades físicas, clique aqui. Para os iniciantes, o ideal é que essa atividade tenha uma frequência mínima de duas vezes por semana e seja iniciada aos poucos.
Dançar é uma atividade que rompe as barreiras do campo físico e traz benefícios de ordem mental e emocional. Ela é capaz de combater a depressão e a timidez excessiva, uma vez que incentiva a socialização. Consequentemente, há um aumento da autoestima e da disposição para enfrentar os desafios do dia a dia.
Nas academias, a procura pela dança tem sido cada vez maior. Um dos motivos é o fato de as pessoas estarem acima do peso ideal e buscarem meios de alcançar resultados que promovam a autoestima, visando, assim, a uma boa aparência da sua imagem corporal.
Finalmente, a dança é importante, na medida em que proporciona bem-estar físico, social e psicológico, beneficiando a saúde e proporcionando satisfação pessoal. Pode-se afirmar que, ao dançar, as pessoas esquecem os problemas diários, perdem a inibição e se conscientizam que as suas possíveis limitações pessoais não as impedem de dançar.
Escola Municipal 02.08.007 Barão de Itacurussá
Educação Infantil e Ensino FundamentalQuerida 1801,
Em 10/12/2020 realizamos nossa última aula on-line de 2020. Nesta semana, vocês receberão o gabarito da ATIVIDADE 26 e a ATIVIDADE 27, que já segue com o gabarito. Peço que, em caso de dúvidas, me procurem por aqui.
Ana Carolina e Maria Eduarda, deixo aqui o meu muito obrigada pela incansável companhia nas aulas remotas, vocês foram incríveis! Parabéns por, apesar da difícil situação que todos passamos, terem dedicado um pedacinho dos seus dias para a atividade acadêmica!
Aproveito para desejar a todos um FELIZ NATAL e um 2021 de muita saúde e paz!
Com carinho, Professora Mônica Souza
Olá querida 1901!
O ano de 2020 foi muito difícil, quantos desafios enfrentamos, não é?
Quando o próximo ano começar, a pandemia ainda estará por aí e, vocês estarão enfrentando uma nova realidade, o Ensino Médio. Serão três anos muito importantes para vocês, eles passarão muito rápido, podem acreditar! Logo estarão no mercado de trabalho e, por isso, fiquem atentos às oportunidades, o caminho mais fácil, na maioria das vezes, não nos leva ao melhor lugar!
Aproveito para desejar a todos um FELIZ NATAL e um 2021 de muita saúde e paz!
Com carinho,
Professora Mônica Souza
Amigos,
Escola Municipal Barão de Itacurussá
Geografia
6 ano.
Prof. George Cardoso
Revisão – O Relevo
O relevo é o conjunto de formas físicas que compõem a superfície da Terra. Fazendo parte da Geografia Física a “ Geomorfologia” é que estuda as composições e variações nas formas do relevo. A origem ou etimologia dessa palavra vem do grego : Geo = Terra; morfo = forma e logia = estudo.
Vale sublinhar que :as principais formas do relevo são: Planícies, Planaltos, Montanhas e Depressões.
Atividades:
1)Tendo como apoio pedagógico o texto acima, o livro didático , o MCE desta semana de 14/12 a 17/12e outras fontes pedagógicas a que o aluno tenha acesso, responda:
No Brasil há o predomínio de que forma de relevo?
As “Depressões “ se dividem em?
Quais as principais planícies brasileiras?
2) ( Pesquisa).De um modo geral o relevo brasileiro não apresenta altas altitudes. Isso se explicaria por?
Olá, crianças. Tudo bem?
Vamos ver um vídeo sobre Papai Noel?
Boas festa!!!
Bjs. Professora Carla
Kids 43 - A história do papai Noel - música de natal [clipe infantil]
https://www.youtube.com/watch?v=_eqbbu-Vtdg
Olá pessoal!!!
Escola
Municipal Barão de Itacurussá
Geografia
6 ano
Prof. George Cardoso
Elementos de
Cartografia
A cartografia é a ciência que se dedica à representação do
espaço geográfico por meio do estudo, análise e confecção de cartas , mapas e
plantas.
A geografia se vale e muito da cartografia em seus trabalhos
e estudos do espaço. Tanto é que é muito comum( está no imaginário das pessoas)
associar a geografia, seu estudo aos
mapas principalmente.
Grosso modo, o “mapa” é a representação plana de um espaço
geográfico que pode ou não se plano.
As “plantas” são representações cartográficas realizadas a
partir de uma escala muito grande, ou seja, com uma área muito pequena e um
nível de detalhamento maior. É muito utilizada para representar casas e
moradias em geral, além de bairros, parques e empreendimentos.
Já as “cartas “por sua vez, são representações espaciais
onde a escala de redução é bastante
significativa, sendo entre 1:1000 até 1:100 milhões, sendo que 1 centímetro
equivale a 1000 km e 100 milhões de km respectivamente.
1) A partir do exposto, construa em uma folha de papel
(lisa, sem linhas)o mapa de sua sala de aula.
2) Qual a importância
dos mapas em seu cotidiano( seu dia a dia)?
3) Pesquise uma definição de “Globo Terrestre” e por que ele é considerado mais fidedigno para representar os continentes, os grandes espaços
geográficos?
ATIVIDADE E. FÍSICA 8 E 9 ANOS - PROF. SÉRGIO