terça-feira, 31 de julho de 2018

Apresentação para Corrdenadores Pedagógicos e Gerência de Educação da 2ª CRE

Agradecemos a oportunidade de nos apresentarmos para as coordenadoras pedagógicas da 2ª CRE, e de podermos mostrar algumas canções de nosso repertório, que este ano letivo é voltado para a comemoração da Década Internacional do Afrodescendente e os 130 anos da abolição da escravidão no Brasil: "África (Sandra Peres, Paulo Tatit e Arnaldo Antunes) e "Olodumare" (Antônio Nóbrega)
Década Internacional do Afrodescendente:
A Assembleia Geral da ONU, da qual o Brasil é membro, proclamou o período entre 2015 e 2024 como a Década Internacional de Afrodescendentes (resolução 68/237) citando a necessidade de reforçar a cooperação nacional, regional e internacional em relação ao pleno aproveitamento dos direitos econômicos, sociais, culturais, civis e políticos de afrodescendentes, bem como sua participação plena e igualitária em todos os aspectos da sociedade.
Em 2018, completam-se 130 anos da abolição da escravidão. O Brasil recebeu 40%, quase a metade dos africanos trazidos para trabalhar como escravos nas Américas, e foi o último país do continente a abolir a escravidão. Decorrem daí dois fatos importantes: 1) Os brasileiros são todos afrodescendentes, remotos ou próximos, diretos ou indiretos - segundo dados do IBGE, hoje, 60% da população se autodeclara negra ou parda. 2) O Brasil não contempla de maneira equilibrada as contribuições dos povos originários, dos europeus e dos negros no sistema educacional. Por isso, a efetiva realização das prerrogativas das leis 10.639 e 11.645 é essencial para a construção de uma sociedade igualitária.
Participaram da apresentação os estudantes da turma 1901 regidos pela nossa excelente Professora de Música, Eloísa Florence








Nenhum comentário:

Postar um comentário