segunda-feira, 6 de julho de 2020

Atividades Língua Portuguesa 6º ao 9º Anos - Professor Adilson

Língua Portuguesa
Trabalho para 6º ao 9º Anos
Prof.: Adilson

Queridos (as),
Torço pra que todos estejam muito bem, morrendo de saudades da Escola. O trabalho não é para imprimir. Coloco as linhas apenas para que tudo fique mais organizado e vocês saibam mais ou menos quanto de espaço podem deixar no caderno.

     1.    Leia o texto e responda as questões:

MIDAS
Midas era um rei, filho de Górdio, um camponês que foi feito rei pelo povo. Certa vez, o mestre e pai de criação do deus Baco, Sileno, embriagou-se e se perdeu, foi encontrado pelo rei Midas que o tratou muito bem, oferecendo banquetes e cuidando dele. Baco resolveu presentear Midas, oferecendo a ele a oportunidade de escolher uma recompensa.
O que Midas escolheu foi o poder de transformar tudo que ele tocava em ouro, assim, seu pedido foi atendido, porém Sileno ficou um pouco contrariado pois achou uma péssima escolha. Midas foi feliz, transformando tudo em ouro e riquezas, até o momento em que ele percebeu que não podia mais comer, pois toda comida e bebida que ele pegava ou engolia se transformava em ouro.
Midas passou a odiar seu poder e pediu a Baco para livrá-lo daquela situação. Baco atendeu ao pedido e disse para Midas se lavar em um riacho e assim, acabar com o seu poder. Midas então se livrou daquilo e passou a ser um camponês, a odiar as riquezas e a adorar o deus Pã.
Certa vez, Pã desafiou Apolo para uma disputa, queriam ver quem produzia a melhor música, e para isso, chamaram o deus Tmolo para julgar. Apolo venceu a disputa com a aprovação de todos, menos a de Midas, que apoiava o deus Pã, assim, Apolo puniu a Midas colocando nele orelhas de asno.

a) No 1º parágrafo, como o Midas é caracterizado?
_________________________________________________________________
__________________________________________________________________________

b) Qual foi o desejo de Midas? Sileno concordou? Explique.

__________________________________________________________________________


c) A partir do pedido de Midas, como você o caracterizaria?


d) Midas fazia escolhas corretas? Comprove sua resposta com 2 exemplos do texto:


e) O “toque de Midas” pode ter um sentido positivo e um negativo. Explique cada um deles:

Positivo _________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________

Negativo___________________________________________________________________
__________________________________________________________________________


f) Qual o conselho que o conto parece querer nos dar?
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________

g) Quais são os 2 deuses que punem Midas?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________


h) Retire do texto 6 nomes próprios. O que eles têm em comum em relação à escrita?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

i) A Grécia e Roma antigas são civilizações politeístas, isto é, suas religiões tinham mais de um deus. Que outras civilizações você conhece que acreditam em mais de um deus?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

j) Que pedido você faria se estivesse no lugar de Midas?



     2.  Observe a tira e responda:


a) Por que só aparecem as pernas do outro personagem?

__________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________

b) Armandinho vai denunciar ao guarda um fato. Qual é a denúncia? Por que é feita ao guarda?
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________

c) Armandinho está correto em denunciar? Justifique:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d) Essa HQ traz um ensinamento. Qual?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

e) Que efeito de sentido tem o uso de “senhor” por Armandinho no 1º quadrinho?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  3.  
   


a) O 1º quadrinho começa por uma resposta. Qual teria sido a pergunta?

   _________________________________________________________________________

b) “Sim! Claro que são nossas!” Troque o trecho em destaque por outro que mantenha o mesmo valor (sentido).
__________________________________________________________________________

c) Na 2ª fala de Armandinho, os sinais de pontuação aspas, ponto de interrogação e de exclamação revelam que tipo de sentimento do personagem?
__________________________________________________________________________

d) Por que Camilo, amigo de Armandinho, carrega uma nota fiscal?
_________________________________________________________________________

e) Que outros comportamentos sociais (do dia-a-dia) pessoas como Camilo têm? Dê 2 exemplos:
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________

f) Que tipo de denúncia faz esse quadrinho?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário