Atividade de Língua Portuguesa
6º ano - turma 1601
Professora: Ana Lucia Marques
O conto da mentira
Rogério Augusto
Todo dia Felipe inventava uma mentira. “Mãe, a vovó tá no telefone!”. A mãe largava a
louça na pia e corria até a sala. Encontrava o telefone mudo.
louça na pia e corria até a sala. Encontrava o telefone mudo.
O garoto havia inventado morte do cachorro, nota dez em matemática, gol de cabeça em
campeonato de rua. A mãe tentava assustá-lo: “Seu nariz vai ficar igual ao do Pinóquio!”.
Felipe ria na cara dela: “Quem tá mentindo é você! Não existe ninguém de madeira!”.
campeonato de rua. A mãe tentava assustá-lo: “Seu nariz vai ficar igual ao do Pinóquio!”.
Felipe ria na cara dela: “Quem tá mentindo é você! Não existe ninguém de madeira!”.
O pai de Felipe também conversava com ele: “Um dia você contará uma verdade e
ninguém acreditará!”. Felipe ficava pensativo. Mas no dia seguinte…
ninguém acreditará!”. Felipe ficava pensativo. Mas no dia seguinte…
Então, aconteceu o que seu pai alertara. Felipe assistia a um programa na TV.
A apresentadora ligou para o número do telefone da casa dele. Felipe tinha sido sorteado.
O prêmio era uma bicicleta: “É verdade, mãe! A moça quer falar com você no telefone pra
combinar a entrega da bicicleta. É verdade!”.
A apresentadora ligou para o número do telefone da casa dele. Felipe tinha sido sorteado.
O prêmio era uma bicicleta: “É verdade, mãe! A moça quer falar com você no telefone pra
combinar a entrega da bicicleta. É verdade!”.
A mãe de Felipe fingiu não ouvir. Continuou preparando o jantar em silêncio. Resultado:
Felipe deixou de ganhar o prêmio. Então, ele começou a reduzir suas mentiras. Até que
um dia deixou de contá-las. Bem, Felipe cresceu e tornou-se um escritor. Voltou a criar
histórias. Agora, sem culpa e sem medo. No momento está escrevendo um conto. É a
história de um menino que deixa de ganhar uma bicicleta porque mentia…
Felipe deixou de ganhar o prêmio. Então, ele começou a reduzir suas mentiras. Até que
um dia deixou de contá-las. Bem, Felipe cresceu e tornou-se um escritor. Voltou a criar
histórias. Agora, sem culpa e sem medo. No momento está escrevendo um conto. É a
história de um menino que deixa de ganhar uma bicicleta porque mentia…
Questões
Questão 1 – Identifique a ordem dos acontecimentos no conto:
( ) Felipe utiliza a criação de histórias como uma ferramenta profissional.
( ) O pai do garoto o alerta quanto às consequências do ato de mentir.
( ) Felipe deixa de ganhar a bicicleta do programa de televisão.
( ) Felipe conta inúmeras mentiras em casa.
A sequência correta é:
a) 1, 2, 3, 4.
b) 4, 2, 3, 1.
c) 4, 3, 1, 2.
d) 2, 1, 4, 3.
Questão 2 – O que motivou Felipe a reduzir as suas mentiras?
Questão 3 – Releia:
“Voltou a criar histórias. Agora, sem culpa e sem medo.”
Explique por que, agora, Felipe não se sente culpado e com medo de contar mentiras:
Questão 4 – Justifique o emprego das aspas no conto:
Questão 5 – Identifique os referentes das palavras sublinhadas:
a) “A mãe tentava assustá-lo […]”.
b) “Felipe ria na cara dela […]”.
c) “A moça quer falar com você no telefone pra combinar a entrega da bicicleta.”.
d) “Até que um dia deixou de contá-las.”.
Questão 6 – Percebe-se traço da informalidade em:
a) “Quem tá mentindo é você! Não existe ninguém de madeira!”.
b) “Então, aconteceu o que seu pai alertara.”.
c) “Continuou preparando o jantar em silêncio.”.
d) “É a história de um menino que deixa de ganhar uma bicicleta porque mentia…”.
Questão 7 - Destaque do texto o que se pede.
Um substantivo próprio______________________________
Dois pronomes____________________________________
Três verbos________________________________________________
Um adjetivo________________________________________
Um substantivo comum_______________________________
Questão 8 -
Determine se, no trecho “O prêmio era uma bicicleta”, uma é artigo indefinido ou numeral.
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