segunda-feira, 20 de julho de 2020

Atividade de 6º Ano - Língua Portuguesa - Professora Ana Lúcia

Atividade de Língua Portuguesa
6º ano - turma 1601
Professora: Ana Lucia Marques

O conto da mentira

Rogério Augusto
    Todo dia Felipe inventava uma mentira. “Mãe, a vovó tá no telefone!”. A mãe largava a
louça na pia e corria até a sala. Encontrava o telefone mudo.
    O garoto havia inventado morte do cachorro, nota dez em matemática, gol de cabeça em
campeonato de rua. A mãe tentava assustá-lo: “Seu nariz vai ficar igual ao do Pinóquio!”.
Felipe ria na cara dela: “Quem tá mentindo é você! Não existe ninguém de madeira!”.
    O pai de Felipe também conversava com ele: “Um dia você contará uma verdade e
ninguém acreditará!”. Felipe ficava pensativo. Mas no dia seguinte…
    Então, aconteceu o que seu pai alertara. Felipe assistia a um programa na TV.
A apresentadora ligou para o número do telefone da casa dele. Felipe tinha sido sorteado.
O prêmio era uma bicicleta: “É verdade, mãe! A moça quer falar com você no telefone pra
combinar a entrega da bicicleta. É verdade!”. 
    A mãe de Felipe fingiu não ouvir. Continuou preparando o jantar em silêncio. Resultado:
Felipe deixou de ganhar o prêmio. Então, ele começou a reduzir suas mentiras. Até que
um dia deixou de contá-las. Bem, Felipe cresceu e tornou-se um escritor. Voltou a criar
histórias. Agora, sem culpa e sem medo. No momento está escrevendo um conto. É a
história de um menino que deixa de ganhar uma bicicleta porque mentia…

Questões

Questão 1 – Identifique a ordem dos acontecimentos no conto:
(    ) Felipe utiliza a criação de histórias como uma ferramenta profissional.
(    ) O pai do garoto o alerta quanto às consequências do ato de mentir.
(    ) Felipe deixa de ganhar a bicicleta do programa de televisão.
(    ) Felipe conta inúmeras mentiras em casa.
A sequência correta é:
a) 1, 2, 3, 4.
b) 4, 2, 3, 1.
c) 4, 3, 1, 2.
d) 2, 1, 4, 3.

Questão 2 – O que motivou Felipe a reduzir as suas mentiras?

 Questão 3 – Releia:
“Voltou a criar histórias. Agora, sem culpa e sem medo.”
Explique por que, agora, Felipe não se sente culpado e com medo de contar mentiras:

Questão 4 – Justifique o emprego das aspas no conto:

Questão 5 – Identifique os referentes das palavras sublinhadas:
a) “A mãe tentava assustá-lo […]”.

b) “Felipe ria na cara dela […]”.

c) “A moça quer falar com você no telefone pra combinar a entrega da bicicleta.”.

d) “Até que um dia deixou de contá-las.”.

Questão 6 – Percebe-se traço da informalidade em:
a) “Quem tá mentindo é você! Não existe ninguém de madeira!”.
b) “Então, aconteceu o que seu pai alertara.”.
c) “Continuou preparando o jantar em silêncio.”.
d) “É a história de um menino que deixa de ganhar uma bicicleta porque mentia…”.
Questão 7 - Destaque do texto o que se pede.

Um substantivo próprio______________________________

Dois pronomes____________________________________

Três verbos________________________________________________

Um adjetivo________________________________________

Um substantivo comum_______________________________


Questão 8 -

Determine se, no trecho “O prêmio era uma bicicleta”, uma é artigo indefinido ou numeral.

________________________________________________________________ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário