Atividades de 8º e 9º ano - Ciências – prof.ª Cláudia Lucas
Queridos
alunos, estou morrendo de saudades! Infelizmente nesse momento o melhor pra
nossa saúde é ficarmos isolados, mas sei que estamos unidos em pensamento.
Quando eu vejo a TV explicando sobre o vírus, eu fico orgulhosa de pensar que
meus alunos sabem a diferença de vírus pra bactéria, e quando mostra a Fiocruz
pesquisando remédios, vacinas e fabricando os testes pro novo corona vírus,
tenho certeza que vocês se lembram das nossas aulas sobre o Carlos Chagas e o
Oswaldo Cruz, o que enche meu coração de alegria.
Cuidem-se,
por favor. Ajudem seus pais e avós idosos, façam tudo que for preciso pra que
os mais velhos não saiam de casa. Lavem as mãos umas 10 vezes por dia, mesmo
sem motivo, lavem de novo. Usem máscara (lavem a máscara) e fiquem em casa! Amo
vocês e logo logo estaremos juntos de novo!
Esses
exercícios são de Ciências e Tecnologia, matéria de conteúdo da
prefeitura, mas também uma revisão do que já aprendemos nos anos passados, e
peço que copiem as perguntas no caderno e respondam. Pode pesquisar na internet
ou no material do ano passado. Tem muita informação nos livros, cadernos e
apostilas de vocês.
1 - O
mundo mudou e agora teremos que nos adaptar a uma nova forma de agir. Estamos
entrando na era da Super Tecnologia, onde a ciência guarda a esperança de dias
melhores, e agora mais do nunca saber usar a internet pode salvar vidas.
Durante esse período você ou sua família teve comprar alguma coisa online pois
a loja estava fechada, ou teve que
resolver alguma coisa por e-mail ou aplicativo? Conte sua experiência.
2 - As vacinas para o corona vírus podem demorar,
e nossa mundo vai ter que arrumar soluções para conviver com o vírus. Uma
dessas soluções são elevadores que não precisa apertar o botão, só falar o
número do andar e ele já vai, já pensou? E portas automáticas, como aquelas de
lojas que abrem quando chegamos perto. Tudo para evitar o contato e a
contaminação. Pense e invente 5 inovações para o futuro que ajudem as pessoas a
não pegar o vírus.
3 – Vocês
devem ter ouvido falar no auxílio emergencial de R$600,00 para as pessoas desempregadas. Mas muita
gente ficou na dúvida se tinha direito ao benefício ou não, e não tinha nenhum
local pra ir perguntar, pois agora é tudo por e-mail. Escreva aqui no caderno
um e-mail fazendo de conta que você quer receber o dinheiro do governo e
explicando os motivos porque você acha que sua família teria o direito.
4 – Com a
quarentena o planeta recebeu menos
poluição. Tem menos carros nas ruas e menos fabricas jogando fumaça. O mar
também recebeu menos esgoto esses mês, e as praias estão limpas. Como podemos
voltar as atividades normais, mas não voltar a poluir o planeta como antes?
(Não vale responder não jogar lixo no chão).
5 - Nas
comunidades vivem muitas pessoas juntas, casas muito próximas e famílias
numerosas. Com a epidemia isso se tornou uma possibilidade enorme de contágio
do novo vírus. Se você fosse presidente como resolveria esse problema?
6 - A
economia não vai voltar ao normal tão cedo. Especialistas dizem que vai levar
anos até a gente se recuperar desta crise. Quem produzia produtos pra outros
países, mesmo que volte a fabricar, não vai ter mais pra quem vender, pois
todos os países gastaram seu dinheiro nos hospitais. Faltam fabricas de
produtos no Brasil, e o povo não tem emprego pra comprar. Explique como é
importante a fabricação dentro do Brasil de produtos para os brasileiros.
7 – A Fundação
Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) aparece todo dia no jornal durante a quarentena, isso
porque no Rio de Janeiro, ela é o instituto de pesquisa mais importante para o
combate ao novo corona vírus. É na FioCruz que são produzidas milhares de
vacinas que tomamos gratuitamente como Sarampo, Poliomielite, Febre Amarela,
etc..
a) Pesquise o que a FioCruz
tem feito nesse momento para ajudar o país contra o Corona Vírus.
b) Explique porque é tão
importante que ela seja um órgão público e não uma empresa privada.
8 -
Observe o gráfico da quantidade de mortes por dia por COVID-19 e responda:
a) O que está acontecendo com
esse país do gráfico? Melhorando ou piorando?
b) Qual foi o pior período
desse país?
c) Em que época esse país
deveria ter feito quarentena pra que número de mortes não crescesse tanto?
9 - Faça
uma lista de 5 coisas boas de ficar em casa na quarentena e de 5 coisas boas de
voltar pra escola.
10 - O novo
corona vírus é um organismo vivo?
11 – Se
você tem visto as notícias de jornal ultimamente, deve ter reparado como eles
explicam os efeitos do novo corona vírus no nosso corpo. Explique como o vírus
se multiplica.
12 –
Observe as frases: A e B
A - O novo corona vírus pode
ficar vivo em cima das coisas, por isso usamos álcool 70% nas mãos pra matá-lo.
B - O novo corona vírus pode
ficar inteiro em cima das coisas, por isso usamos álcool 70% nas mãos
pra destruí-lo.
Qual a diferença entre as
frases e qual está cientificamente mais correta? Explique.
13 -
Baseado nos fatos atuais e no conhecimento cientifico que você tem, você é
contra ou a favor de continuar a quarentena?
14 -
Alguns pesquisadores dizem o só teremos uma vida normal depois do marco 50, e
isso pode levar algum tempo. Isso quer dizer que precisa que metade da
população (50%) pegue a doença, se trate e se cure, e só depois as escolas
poderiam reabrir. Explique porque eles dizem isso?
15 - O que
é o plasma sanguíneo?
16 - O que
são anti-corpos?
17 - Como
funciona as vacinas?
18 - Quais
atitudes você e sua família podem fazer pra manter a saúde forte neste momento?
19 –
Opcional: escreva uma redação de 20 linhas e envie pro meu e-mail
(raposamarine@gmail.com) ou deixe guardada até o dia que voltarmos as aulas. No
texto você vai contar como está sendo a quarentena pra você: pode contar as
coisas boas e ruins que aconteceram, fale um agradecimento caso sua família
tenha recebido ajuda de alguém, e conte também as boas ações que você ou sua
família fizeram para ajudar os outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário