segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Atividade para todas as turmas

 

NOMES DE GENTE

Queridos aluno, espero que você e seus familiares estejam bem e que você esteja conseguindo manter uma rotina de estudos. Lembre-se: Manter uma rotina na quarentena é importante para os estudos e para nosso equilíbrio emocional.

Você conhece o significado do seu nome? Clique AQUI para assistir ao vídeo da canção “Nomes de Gente”, de autoria de Geraldo Azevedo e Renato Rocha,  na interpretação do grupo MPB4.


ATIVIDADES:

1 – Depois de assistir ao vídeo, caso você ainda não conheça, deve estar curioso para saber o significado do seu nome. Pergunte a um dos seus responsáveis, ou pesquise no dicionário ou no google:

2 – ACRÓSTICO:

         “Acróstico é um gênero de composição, geralmente poética, que consiste em formar uma palavra vertical com as letras iniciais ou finais de cada verso gerando um nome próprio ou uma sequência significativa.” (Fonte: https://www.infoescola.com/ )

Exemplos de acrósticos:


“É muito comum utilizar o acróstico em homenagens. Assim, a partir do nome próprio de alguém são descritas as qualidades ou o significado que o homenageado tem para o autor da composição ou por quem quer homenageá-la.”

(Fonte: https://www.todamateria.com.br/ )

 

2.1 - Só, ou com a ajuda de um responsável, escreva um acróstico a partir do seu nome, ou escolha alguém para homenagear. Utilize palavras que descrevam qualidades positivas. Você ainda pode ilustrar o acróstico desenhando o seu retrato, ou o da pessoa que escolher para homenagear. Sendo possível, envie para emitacurussa@rioeduca.net :

Exemplos:

 3 - OBSERVAÇÕES:

3.1 – Nome inventado ou formado a partir da junção de outros: É provável que você não encontre o significado. Então, você mesmo pode atribuir um significado para este nome.

3.2 - Nomes com as letras k, w e y: Você não vai encontrar palavras que indiquem qualidades na língua portuguesa com essas letras. Neste caso, deverá pesquisar em outro idioma.

 

Exemplos: 



COLABORAÇÃO: Professora Eloisa Florence.





Nenhum comentário:

Postar um comentário