domingo, 19 de agosto de 2012

O início de uma grande história...


Construída em estilo eclético, a Escola Municipal Barão de Itacurussá foi inaugurada em 18 de abril de 1942.


O terreno em que a escola foi construída foi doado pelo Barão de Itacurussá, com o objetivo de se construir um grande prédio escolar.


Em 1965, foi inaugurada uma outra escola, Almirante Barroso, na área  onde os alunos da Barão faziam recreação, ginástica e jogos ao ar livre.


Nossa escola foi tombada pelo Patrimônio Histórico, pelo Decreto de Tombamento 19342 de 27 de dezembro de 2000.


25 comentários:

  1. A escola é muito bem localizada, tem uma arquitetura diferenciada, com áreas abertas, o que a torna muito agradável.
    Gostaria apenas de ver os jardins mais bonitos e, ainda que as mudas plantadas não tenham todas vingado, não desistiremos!!! Vamos tentando até encontrar as plantinhas que possam se adaptar aos espaços que temos e ainda continuar com as jardineiras de PET que já alegram os muros da Barão!
    Na verdade, gostaria de ver o prédio bem conservado pela Prefeitura, até por ser tombado! Mas isso não depende propriamente da comunidade escolar, como os nossos jardins!
    A união sempre traz mais força aos grupos, então, mãos à obra!
    Quem sabe se nessa primavera não fazemos florescer nossos melhores sonhos?!!!

    ResponderExcluir
  2. E, contem para nós, como foram os festejos comemorativos dos 70 anos da Escola?

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito de ver as fotos antigas da escola! Vocês fizeram uma boa pesquisa para achá-las, não foi?
    Parabéns pelo blog. Está ficando muito bom! :)
    Viva a Escola Barão de Itacurussá! Gosto muito de trabalhar lá!

    Ah, e quanto ao blog, queria dizer que achei muito legal colocarem aqui o "Reforço Digital" para os alunos usarem facilmente, só com um clique! E também que é lindo esse efeito de cursor das estrelinhas! Muito diferente! Nunca tinha visto!:)

    C ; ))

    ResponderExcluir
  4. Estudei na escola Barão de Itacurussá de 1966 a 1969, todo o primário...eu tinha 6 anos de idade, só posso dizer inesquecível... tão inesquecível quanto o meu primeiro pão-com-manteiga que caiu no chão, na hora do recreio...até hoje guardo amizades eternas: Luiz Cláudio, Ricardo Storino, Mauro Dellal, Marilena... depois estudamos o ginásio no Colégio Pedro II... grande abraço a todos ...Heitor Anderson em 09/10/2012.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estudei nessa escola de 1966 a 1969, todo o primário. gostaria de ter notí IAS de pessoas da época. Lembro dos colegas de turma: Angela Pinto, Olga Barata, Ana Bandeira de Mello, Ricardo Amorim, Fernando Vieira etc. Meu nome é Lucia Helena Torres, uso o pseudônimo Dalia Hewia

      Excluir
    2. Tb queria muito saber da minha amiga Rosely dos santos

      Excluir
  5. Época boa mesmo, Heitor. Grandes amizades, que perduram até hoje, além de um ensino de qualidade. Mauro Dellal.

    ResponderExcluir
  6. Que saudades da escola que foi minha base quando ingressei ,desde o antigo jardim de infância até o meu sexto ano ,antigo primário,essas imagens me fizeram viajar no tempo ,quando tinha 7 anos obrigado por ter me permitdo recordar momentos que jamais esquecerei pois ela era assim mesmo.

    ResponderExcluir
  7. muita saudade, estudei de 62 a 67. lembro de alguns amigos Carlos Alberto, Eduardo e seu irmão, Celeste, Elizabethe, Aparecida, ultimo ano 67 com a querida profa, ELIETE. Paulo Cezar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. a diretora era a sra. Elza cortes e tinha a professora chamada, Adélia bastos. bons tempos.estudei todo o primário nessa escola,morava na rua da cascata. saudades de minha infância.

      Excluir
  8. SAUDADE E MUITA GRANDE ESTUDEI DE 62 A 67, COM PROFA. ELEIETE

    PAULO CEZAR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, a professora Eliete está todas as tardes em nossa escola

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Ah! Quanta saudade! Estudei nessa linda escola entre 75 e 77. Lembro muito das tias Glória e Maria Rita. Muito contribuíram para minha formação. Atualmente sou professora e coordenadora pedagógica e moro na Paraíba. Feliz demais em rever essas imagens. Parabéns !

    ResponderExcluir
  11. Estudei em 1977 com a orifessira Maria Rita. Saudades

    ResponderExcluir
  12. ola.estudei todo o primário nessa escola.a entrada cantando os hinos.as normalistas quando apareciam era um alvoroço, e a professora Adélia pereira bastos.Antes de começar a aula,jogávamos bola em um terreno de terra batida atras da escola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que boa recordação!
      Esse terreno que era área de esporte e lazer da nossa escola, foi cedido para construção da Escola Municipal Almirante Barroso com intuito de ter o segundo segmento e atender os alunos que terminavam os estudos em nossa escola, a antiga quarta série.
      Ano que vem a escola fará 80 anos.
      Agradecemos seu contato,

      Excluir
  13. Estudei na Barão e ver essas fotos me fez lembrar de como tive uma infância feliz, do Jardim a 4 série, fiz amigos que nunca mais esqueci. Lembro da minha sala de aula da 3 série, a janela dava para um jardim tão lindo... A escola tinha um cheiro bom, sempre limpa, tantas crianças mas uma organização impossível de existir... na Barão aprendi o hino nacional que era cantado todo dia antes da entrada, quem nunca sonhou ser do pelotão da bandeira? Me matava de estudar pra poder fazer paste rsrs e as festas juninas???? Qta saudades!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu comentário é um presente para nossa querida escola. Muito obrigada!

      Excluir
  14. Eu estudei nessa escola em1969

    ResponderExcluir
  15. Fui aluno da Escola de 1960 a 64. Tive o previlegio de ter sido aluno da pfa Carlota Augusta Leite de Carvalho . Tambem me recordo da diretora Lucy Melo de Carvalho
    Bom lembrar , Jorge Arnaldo…bons tempos

    ResponderExcluir
  16. Estudei nessa escola de 1977 a 1979, que saudade de tudo, principalmente da Tia Vera da 1a série! Me lembro das gêmeas idênticas Ana Lúcia e Luciana, eu adorava esse trocadilho! 🤣 Gente, se tiver encontro ou resenha, é só me chamar! 21987210167

    ResponderExcluir