Língua
Portuguesa - Prof.: Adilson - 9º ano
Interpretação de texto
Realidade com muita fantasia
Nascido em 1937, o gaúcho Moacyr Scliar é
um homem versátil: médico e escritor, igualmente atuante nas duas áreas. dono
de uma obra literária extensa, é ainda um biógrafo de mão cheia e colaborador
assíduo de diversos jornais brasileiros. Seus livros para jovens e adultos são
sucesso de público e de crítica e alguns já foram publicados no exterior.
Muito atento às situações-limite que desagradam à vida humana, Scliar combina em seus textos indícios de uma realidade bastante concreta com cenas absolutamente fantásticas. a convivência entre realismo e fantasia é harmoniosa e dela nascem os desfechos surpreendentes das histórias.
Em sua obra, são frequentes questões de identidade judaica, do cotidiano da medicina e do mundo da mídia, como, por exemplo, acontece no conto “O dia em que matamos James Cagney”.
Muito atento às situações-limite que desagradam à vida humana, Scliar combina em seus textos indícios de uma realidade bastante concreta com cenas absolutamente fantásticas. a convivência entre realismo e fantasia é harmoniosa e dela nascem os desfechos surpreendentes das histórias.
Em sua obra, são frequentes questões de identidade judaica, do cotidiano da medicina e do mundo da mídia, como, por exemplo, acontece no conto “O dia em que matamos James Cagney”.
Para gostar de ler, volume 27. histórias
sobre ética. ática, 1999.
1. Qual a finalidade do texto?
2. Com suas palavras, o que significa dizer que Scliar é um
homem versátil?
3. Quais são os temas comuns na obra do autor?
4. “...é ainda um biógrafo de mão cheia”. A
expressão em destaque está o sentido conotativo ou denotativo? Justifique.
5. Qual a função dos dois-pontos na primeira frase
do texto?
6. Por que foram usadas aspas na última frase do
texto?
7. Retire do texto uma expressão que indique tempo:
Divã – sofá onde se deita o
paciente para falar de suas questões pessoais com o psicólogo/terapeuta.
1. Pensando no título da tirinha, como se chega ao humor
no último quadro?
2. As HQ´s costumam apresentar que tipo de linguagem?
Explique.
3. Qual a importância da linguagem não-verbal no último
quadrinho?
4. Retire do texto uma palavra que dê ideia de tempo:
5. Há um sinal de pontuação que se repete nos 3 primeiros
quadrinhos. Qual o nome dele? Por que ele foi usado?
6. Que verbo poderia existir no 3º quadrinho? Como ficaria
a frase com esse verbo?
7. Que palavra poderia substituir a palavra “só” no último
quadrinho, sem alterar o sentido da frase?
Classe
Gramatical
Dê a classe gramatical dos vocábulos sublinhados:
O mundo está
passando por um momento difícil.
1. 5.
2. 6.
3. 7.
4.
As escolas permanecerão
fechadas.
1. 3.
2. 4.
Lavar as mãos com
sabão é obrigatório.
1. 5.
2. 6.
3. 7.
4.
Umas pessoas ignorantes
não acreditam no perigo.
1. 4.
2. 5.
3. 6.
Conjunções
1.
Dê o valor das conjunções coordenadas:
Eu não vou comer hambúrguer, nem tomar
refrigerante.
Eu queria ficar no litoral, mas tenho
que trabalhar amanhã.
Os anos
passavam, logo a responsabilidade crescia.
Irei de
avião ou pegarei um ônibus.
Ficou
doente, por isso não comparecerá à reunião.
Ela
estava comemorando porque foi aprovada.
Não saiu de casa, mas também não
sossegou.
Estamos de quarentena, portanto devemos
ficar em casa.
Estava de quarentena e não obedecia a
ordem de ficar em casa.
Ora pediam pra que ficássemos em casa, ora não.
Houve quem não quisesse, contudo fiquei
em casa.
A pandemia parou o mundo, logo era
importante ouvir a OMS.
O que expressa o Modo Indicativo?
O que expressa o Modo Subjuntivo?
O que expressa o Modo Imperativo?
O que é crônica?
Identifique a figura de linguagem:
a) As pessoas morriam de medo de pegar
covid-19.
b) O presidente disse que era só uma
gripezinha.
c) O Coronavírus é uma bomba.
d) O bem e o mal convivem lado a lado.
e) O vírus veio como um furacão.
f) As pessoas estão loucas presas em casa.
Conjugue no Modo Subjuntivo: ficar,
permanecer e resistir.
Apresente 3 argumentos para se manter em casa:
CONJUNÇOES ADVERBIAIS
Dê
o valor das conjunções adverbiais destacadas:
a) Embora o presidente não
desse importância, era imprescindível ficar em casa.
b) Assim que soubemos do
covid-19, fechamos as escolas.
c) O vírus era tão
perigoso, que o mundo parou.
d) O número de mortes
aumentava, à medida que não faziam a quarentena.
e) Para diminuir o impacto
negativo da pandemia, é necessário fazer a quarentena.
f) Uma vez que o número de mortos
aumentou, os EUA perceberam a gravidade da pandemia.
g) Segundo os dados da OMS, o
covid-19 é altamente letal.
h) Caso não obedecêssemos a
OMS, estaríamos como a Itália.
i) O Brasil agiu como
orientou a OMS.
K) O presidente é tão perigoso quanto
o vírus.
l) Mesmo que obedecêssemos ao
presidente, correríamos risco.
m) Desde que anunciaram o primeiro
caso de Coronavírus, o mundo entrou em alerta.
n) Sairemos bem dessa, desde que
façamos o que manda a OMS.
Gostaria de exercícios de português e matemática para estudar com Renato aluno classe especial Prof. Santuza. Aguardo
ResponderExcluirEntraremos em contato com a Professora Santuza e solicitaremos que ela lhe envie, mas é posssível acessar o aplicativo da SME que todas as semanas entram novas atividades. O link tem sido postado aqui no blog. Em breve, teremos uma publicação linda da Classe Especial! Agradecemos o seu comentário.
Excluir#SomosmaisBarão