sábado, 11 de abril de 2020

Estudo Dirigido Ciências - 7º Ano - Colaboração Professora Renata


 Queridos alunos,
          O material que envio está seguindo as orientações curriculares da Prefeitura. Está colocado aqui de forma resumida.
 Abraços fraternos,
 Professora Renata

CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS
  A classificação dos seres vivos é parte da sistemática, ciência que estuda as relações entre organismos, e que inclui a coleta, preservação e estudo de espécimes, e a análise dos dados vindos de várias áreas de pesquisa biológica.  O objetivo da classificação dos seres vivos, chamada taxonomia, foi inicialmente o de organizar as plantas e animais conhecidos em categorias que pudessem ser referidas. Posteriormente a classificação passou a respeitar as relações evolutivas entre organismos, organização mais natural do que a baseada apenas em características externas. De acordo com a classificação vigente as espécies descritas são agrupadas em DOMÍNIO (Eucariota ou Procariota). Em seguida, os seres serão agrupados em um dos 5 REINOS ( Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia). Logo depois em FILOS. Depois são reunidos em CLASSES. Então, a seguir, em ORDEM. Se tiverem algumas características em comum, formando uma FAMÍLIA. Depois, em GÊNERO e ESPÉCIE. Veja o exemplo a seguir:



Famílias vistas acima: Felidae- Canidae- Ursidae

Gêneros: Felis/Panthera  - Canis - Ursus

Nomenclatura Científica
Nomenclatura é a atribuição de nomes (nome científico) a organismos e às categorias nas quais são classificados.
O nome científico é aceito em todas as línguas, e cada nome aplica-se apenas a uma espécie.
O sistema atual identifica cada espécie por dois nomes em latim: o primeiro, em maiúscula, é o gênero, o segundo, em minúscula, é o epíteto específico. Os dois nomes juntos formam o nome da espécie. Os nomes científicos podem vir do nome do cientista que descreveu a espécie, de um nome popular desta, de uma característica que apresente, do lugar onde ocorre, e outros. Por convenção internacional, o nome do gênero e da espécie é impresso em itálico, grifado ou em negrito.
Ex.: Canis familiaresCanis lupusFelis catus.

EXERCÍCIO
- Leia o texto e responda em seu caderno:
1) Qual o objetivo da classificação dos seres vivos?
2)Complete as lacunas dos agrupamentos dos seres vivos:
DOMÍNIO-___________-FILO-__________-___________-ORDEM-FAMÍLIA-___________-ESPÉCIE.
3)O que é a nomenclatura científica?
4) Observe a figura acima e escreva 2 nomes científicos ali exemplificados.

Como visto anteriormente, os seres vivos são separados em 5 reinos distintos. Na figura a seguir, eles estão dispostos de acordo com suas características principais.


Quando classificamos um ser vivo, utilizamos critérios de separação. Por exemplo, se quisermos separar os objetos do estojo que está em sua mochila, poderíamos começar a separá-los por suas funções ( borracha de um lado, apontador de outro, canetas e lápis em um terceiro grupo). Veja que criamos um critério de separação. A classificação dos seres vivos separa-os também através de critérios pré-estabelecidos.
Obs: Como já foi estudado em sala de aula, os vírus não estão dispostos em nenhum dos 5 reinos, pois não obedecem os critérios iniciais de classificação de um ser vivo.
  Os vírus não são formados por células, ou seja, são acelulares; são intracelulares obrigatórios (precisam estar no interior de uma célula para se multiplicarem); são formados basicamente por proteínas e material genético (que pode ser DNA ou RNA). 

Releia o material de seu caderno

A classificação dos seres vivos é então estudada a partir dos seres mais simples aos mais complexos; seguindo esta ordem : MONERA- PROTISTA ou PROTOCTISTA- FUNGI- PLANTAE - ANIMALIA
 
EXERCÍCIO
- Leia o texto e responda em seu caderno:
1) Observe as características dos reinos e releia em seu caderno o significado das palavras que estão descritas nos quadrinhos( autotrófico, eucarionte e as outras palavras).
2) Por que os vírus não são considerados seres vivos?
3) Escreva o nome dos 5 reinos.

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