quinta-feira, 30 de abril de 2020

DIA DO TRABALHADOR - PROFISSÃO DE ARQUITETO PAISAGISTA - de Professora Eloísa para TODOS


Como em 2020 o Rio de Janeiro, 1ª Capital Mundial da Arquitetura, será a sede do Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos, no dia do 1º de maio, DIA DO TRABALHADOR, vamos conhecer um pouco sobre esta profissão e criar um projeto de paisagismo.
Clique no link embaixo da imagem para aprender um pouco sobre a profissão de arquiteto:


Oscar Niemeyer (1907 - 2012) foi um grande arquiteto brasileiro, responsável pelo planejamento arquitetônico de vários edifícios públicos de Brasília, a capital do Brasil. É um dos maiores representantes da arquitetura moderna mundial, com mais de 600 obras pelo mundo. Sua principal característica é o uso do concreto, vidro, curvas e vãos livres, com seu estilo inconfundível. É dele o projeto do Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro.




Arquitetos(as) podem ainda se especializar em: 1 - Planejamento urbano, 2 - Design de móveis, 3 - Restauração de edifícios, 4 - Luminotécnica, que é a especialização em iluminação de ambientes, 5 - Acompanhamento e administração de obras, 5 - Pode dar aulas na faculdade e 6 - Paisagismo. O arquiteto paisagista pensa e reorganiza as paisagens, redesenhando a natureza.

 Roberto Burle Marx (1909 - 1994) foi um grande paisagista brasileiro. Ele desenhou praças, parques e jardins. O Rio de Janeiro possui uma extensa lista de projetos de Burle Marx tombados pela prefeitura, como Parque do Flamengo, Museu de Arte Moderna e o paisagismo do calçadão de Copacabana, na Avenida Atlântica para citar alguns.                                                                                                                




Paisagismo do Parque do Flamengo


Paisagismo do Calçadão de Copacabana  

E aí, gostou? Vamos brincar de arquiteto paisagista? Então siga as instruções:

“… Deve ter alamedas verdes a cidade dos meus amores…  “


1 - Crie os desenhos de um calçamento, usando uma folha de papel ofício, ou uma cartolina, ou um pedaço de papelão. Pode ser a tampa de uma caixa de sapato ou uma embalagem de pizza, por exemplo.

2 - Use lápis de cor, cola e materiais disponíveis em sua casa para criar os desenhos de seu calçadão, não precisa sair de cada para comprar nada. Por exemplo: pedrinhas, areia, carrinho de brinquedo e o que mais vier à imaginação.  Use a criatividade!

3 - Plante também umas sementes de feijão em um pequeno chumaço de algodão molhado e veja como elas vão virar árvores frondosas e formar uma bela alameda  verde nesse mundo em miniatura.


4 - Sendo possível, tire uma foto de seu projeto de paisagismo e envie para a gente! Beijos! Fiquem bem, crianças!  







Nenhum comentário:

Postar um comentário