segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Absolutismo - História para 8° Ano

 Atividade para as turmas do 8° ano Leia o texto com atenção, copie em seu caderno de história responda as 5 perguntas, tire uma foto e me manda para o e-mail:

mariani673@gmail.com


                 ABSOLUTISMO

     O Absolutismo foi um sistema político que defendia o poder absoluto do monarca sobre o Estado e foi muito comum a partir do século XVI até meados do século XIX em diversas partes da Europa. Essa forma de governo estava diretamente ligada com o processo de formação dos Estados Nacionais (nações modernas) e com a ascensão da classe mercantil conhecida como burguesia, assim como se relacionava a uma série de outras transformações ocorridas na Europa desde a Baixa Idade Média. O Absolutismo não possuía, entretanto, características homogêneas e apresentava também suas particularidades em diferentes locais. 

Dessa forma, destacaram-se três modelos desse sistema político: o francês, o inglês e o espanhol. O rei francês Luís XIV foi o melhor exemplo de aplicação do poder Absolutismo. 

       À medida que o poder real era fortalecido, uma série de teóricos escreveram sobre a justificativa do poder absoluto. Entre eles, destacaram-se Nicolau Maquiavel, Thomas Hobbes, Jacques Bossuet.

     Nicolau Maquiavel, em seu O Príncipe, justificou o uso da violência para manter o controle sobre a população, pois defendia a ideia de que “os fins justificariam os meios” e afirmava que mais valia para o rei ser temido que amado. Em O Leviatã, Thomas Hobbes argumentou que o poder real era necessário para colocar a ordem no mundo. Esse teórico defendeu a teoria de que, antes do poder absoluto do rei, a Europa vivia em um estado de caos no qual a violência predominava, pois, segundo Hobbes, o homem era mau por natureza, logo, somente o poder absoluto do rei seria capaz de colocar tudo em ordem. Jacques Bossuet, em seu livro A política retirada da escritura sagrada, justificou que o poder do rei procedia de Deus, sendo assim, contestar o poder real seria o mesmo que contestar ao próprio Deus.

     O Absolutismo deixou de existir como forma de governo por volta do século XIX, uma vez que já era contestado pelos ideais iluministas. A Revolução Francesa e as mudanças que surgiram a partir dela contribuíram para o fim dessa forma de governo em toda a Europa. Tais mudanças buscavam a descentralização do poder, ou seja, o oposto do que era defendido até então, como também questionavam a teoria da vontade divina do poder real, pois o Iluminismo defendia a racionalização do pensamento humano.


                                       (Adaptado do site https://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/o-absolutismo-e-o-rei.htm)


1) O que foi o absolutismo?

2) Cite  três teóricos absolutistas.

3) Em qual obra se afirmava que os fins justificavam os meios para que o rei exercesse seu poder de forma absoluta ?

4) O que  Thomas Hobbes afirmava sobre o poder dos reis em sua obra O Leviatã ?

5) Como Jacques Bossuet justificava o poder do rei absolutista ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário