segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Jogo da Onça -TODAS AS TURMAS - Elaborado pela Professora Eloisa

 

JOGO DA ONÇA


Queridos alunos, prezados responsáveis, como vão vocês? Espero que estejam todos bem.

Dando continuidade à proposta de conhecer mais sobre os povos originários do Brasil, trago uma sugestão de atividade lúdica para o período de quarentena. Pode dar um pouquinho de trabalho, mas a diversão e o aprendizado são garantidos. Esse jogo desenvolve muitas habilidades!  

 

ORIGEM DO JOGO DA ONÇA

O Jogo da Onça é uma brincadeira dos povos indígenas Bororo, do Mato Grosso, Manchakeri, do Acre, Guarani, de São Paulo. É um jogo que retrata o dia a dia desses povos, como a caça, por exemplo. Nesta brincadeira, a onça e o cachorro simbolizam a força e o ataque.

 

O TABULEIRO

O jogo da onça é jogado sobre um tabuleiro, que pode ser riscado sobre o chão, sobre uma superfície de papel, cartolina, madeira ou papelão. O tabuleiro é composto por um quadrado principal e um triangulo ligado a um dos lados do quadrado. O triangulo é a “Toca da Onça”. O quadrado e o triângulo são cortados por linhas retas horizontais, verticais e diagonais, formando outros quadrados e triângulos no tabuleiro. O encontro dessas linhas são as “casas” do tabuleiro. São ao todo 31 casas.

CONFECÇÃO DO TABULEIRO

Para fazer o tabuleiro, copie o modelo abaixo, ou clique no link para assistir ao vídeo explicativo: https://www.youtube.com/watch?v=xjxV_BKSJas



MONTAGEM

Para iniciar a partida, os 14 cachorros ocupam as fileiras do lado oposto à toca da onça (o triangulo fora do quadrado maior), cercando a onça, que fica no centro do quadrado, conforme a imagem abaixo. Aqui, a onça é representada pela tampinha preta e os cachorros pelas tampinhas vermelhas.



REGRAS DO JOGO

- São dois participantes.  Um dos jogadores fica com 1 peça que representa a onça, e o outro jogador recebe 14 peças que são os cachorros.

- É a onça que sempre inicia a partida.

- A onça e os cachorros podem se movimentar para qualquer lado: para frente, para trás, para os lados e em diagonal.

- A onça e os cachorros só se movimentam em casas vazias seguindo as linhas: verticais (para frente e para trás), horizontais (para os lados) e diagonais.

- A onça pode capturar o cachorro passando por cima e indo para uma casa vazia, como no jogo de damas. Pode-se capturar mais de um cachorro, desde que o movimento da onça seja em linha reta.

- Os cachorros não capturam a onça, o objetivo deles é cercá-la, ou encurralá-la.

- O jogo terminará quando a onça capturar 6 cachorros ou os cachorros conseguirem cercar ou encurralar a onça, como nos exemplos a seguir.

Onça cercada pelos cachorros.


Onça encurralada pelos cachorros.


AINDA TEM DÚVIDAS SOBRE COMO JOGAR? CLIQUE NOS LINK PARA ASSISTIR AOS VÍDEOS SOBRE O JOGO:

- https://www.youtube.com/watch?v=yx1voKCDHHs

- https://www.youtube.com/watch?v=eEnIveIsiWo

 

ATIVIDADE:

1- Você pode improvisar um tabuleiro do Jogo da Onça, aproveitando materiais que você tem em casa, como papel, papelão; e para as pecinhas você pode utilizar pedrinhas, grãos de feijão e de milho, botões, tampinhas de refrigerante, ou recortá-las em papel ou papelão. 

PARA SABER MAIS ACESSE:

http://jogodaonca.blogspot.com/

APOSTILA PARA A OFICINA JOGO DA ONÇA

TABULEIRO PARA IMPRESSÃO

LINK PARA BAIXAR O JOGO NO CELULAR


       2 – Você gostou do Jogo da Onça? Então, procure saber em qual ou quais biomas brasileiros encontramos este belíssimo felino, em que condições de conservação ambiental se encontram estes biomas, as causas de sua degradação e as ações necessárias para preservá-los. Sugestões de sites para pesquisa:

Ø MAMÍFEROS DO CERRADO

Ø CONHEÇA A ONÇA PINTADA

Ø https://observatoriopantanal.org/

Ø ESSA ONÇA VAI SE CHAMAR...

Ø BIOMA EM CHAMAS

Ø ONÇA É RESGATADA NO PANTANAL

Ø FOGO NO PANTANAL

Não se esqueça de deixar um comentário e, sendo possível, envie-nos uma foto ou vídeo para o email emitacurussa@rioeduca.net. Vá praticando. Quem sabe quando a quarentena acabar não possamos realizar um campeonato de Jogo da Onça?

Abraço fraternos da professora Eloisa \o/

 

COLABORAÇÃO:

Professora Eloisa Florence. 

Professora de música da E.M. Barão de Itacurussá.

 







Nenhum comentário:

Postar um comentário