terça-feira, 5 de maio de 2020

13 DE MAIO - 5º AO 9º ANOS - Professora Eloísa


POR QUE SOMOS MESTIÇOS?

Antes da chegada de Cabral, em 22 de abril de 1500, já existiam nesta terra aproximadamente 6 milhões de habitantes de diferentes etnias indígenas. Cada povo tinha seus costumes, sua língua, suas crenças, seu modo de vida.
Os portugueses colonizadores tinham como objetivo explorar as riquezas do Brasil, ganhar dinheiro e prestígio social. Com este objetivo, iniciaram, em 1502, a exploração do pau-brasil. Mas a fixação na Colônia só começou para valer com o cultivo da cana-de-açúcar. A partir de então, negros africanos foram trazidos à força, para trabalharem nas lavouras como escravos. Desembarcaram no Brasil aproximadamente 5,5 milhões de negros de diferentes etnias. Traziam muitos conhecimentos de agricultura; de como trabalhar o bronze, o cobre, o ouro e a madeira. Havia também muitos tecelões, ferreiros e artesãos; e ao contrário do que alguns autores afirmam, sabiam ler e escrever, sim, pois muitos eram muçulmanos e liam o alcorão.
Graças à pressão dos abolicionistas, a escravidão acabou, em 13 de maio de 1888. Entretanto, os negros não receberam nenhum tipo de reparação por mais de 300 anos de exploração. Não foram indenizados, não receberam dinheiro ou terras para cultivarem e tirarem seu sustento. Durante muito tempo foram proibidos de frequentar escolas. Com o fim da escravidão,  foi estimulada, com financiamento dos governos provincial e imperial, a vinda de imigrantes de várias nacionalidades: italianos, espanhóis, russos, ucranianos, turcos, sírios, japoneses e chineses. Ao contrário dos negros africanos, os imigrantes europeus e asiáticos foram trazidos para trabalharem como mão de obra assalariada. Eles vieram para cá fugindo de guerras ou para conseguir uma vida melhor.
Formou-se, então, uma grande mistura étnica. O Brasil se tornou um país mestiço. Nas veias da maioria dos brasileiros corre sangue indígena, negro e branco. Carregamos , dentro de nós, a herança de todas as culturas. E as muitas formas de resistência e luta dos negros contra a escravidão desencadearam um processo de enriquecimento ilimitado da cultura brasileira nas artes - música, dança, teatro, escultura, pintura, literatura, poesia - engenharia, ciência, geografia, esportes, educação, direito.


RESPONDA NOS COMENTÁRIOS DESTA POSTAGEM:

1 - Se a  ciência já provou através das mais modernas experiências que as várias características externas do ser humano, como a cor da pele, o formato do nariz, a textura dos cabelos, são formas de adaptação do ser humano ao ambiente; e que estrutura genética é idêntica nos vários grupos humanos, por que existir racismo, então?

2 - Você acha justo que os negros tenham sido libertados sem nenhuma reparação pelos anos de escravidão? Sim ou Não? Por quê?

3 - Caso você tenha respondido não na pergunta número 2, que tipo de reparação deveria ser feita?

4 - Leia a tirinha abaixo. Ela representa uma manifestação muito frequente em nossa sociedade. Descreva a situação, explicando o que ela representa:



Nenhum comentário:

Postar um comentário