quarta-feira, 20 de maio de 2020

Atividade para 1602/1702/1801/1802/1901/1902 - Elaborado pelo Professor Adilson


Língua Portuguesa
Trabalho para 1602/1702/1801/1802/1901/1902
Prof.: Adilson

Galera,
 Acredito que muitos que não gostavam da Escola estão percebendo o quanto ela é importante, pois, além de ser o local de aprendizagem de conhecimentos importantes para as nossas vidas, é também o lugar de encontro com nossos amigos. Os que gostavam da Escola estão sentindo a mesma falta. Vamos então torcer para que tudo isso passe logo e possamos valorizar cada minuto nosso dentro da Escola juntos com nossos grandes amigos!
 Saudades de todos!!!! Se cuidem!!!

O asno e a carga de sal

       Um asno carregado de sal atravessava um rio. Um passo em falso e ei-lo dentro da água. O sal então derreteu e o asno se levantou mais leve. Ficou todo feliz. Um pouco depois, estando carregado de esponja às margens do mesmo rio, pensou que se caísse de novo ficaria mais leve e caiu de propósito nas águas. O que aconteceu? As esponjas ficaram encharcadas e, impossibilitado de se erguer, o asno morreu afogado.
 Algumas pessoas são vítimas de suas próprias artimanhas.

 Fonte: Esopo. Fábulas. Porto Alegre: L&M Pocket, 1997, p. 139-140

1. O texto pode ser considerado narrativo? Justifique sua resposta.



2. Onde se passa a história?


3. As duas cargas carregadas pelo asno parecem ter uma reação diferente quando expostas à água. Que reação é essa, levando em consideração cada elemento?


4. No texto há uma pergunta. Copie essa pergunta e responda a quem ela se dirige:


5. Na expressão retirada do texto, “... pensou que se caísse de novo ficaria mais leve e caiu de propósito nas águas...”, a expressão em negrito pode significar também:

a) Casualmente
b) Intencionalmente.
c) Coincidentemente.
d) Proporcionalmente.

6. Observe a imagem:

a)  A Linguagem verbal e não-verbal do peixe parecem não dizer a mesma coisa. Explique:


b) O que gerou esse contraste (oposição)?


c) Como o peixe poderia explicar sua insatisfação?


d) Qual seria a melhor prova de amor da pessoa pelo peixe? Por quê?


e) É comum vermos outro animal em situação igual a do peixe. Que animal é esse?


f) Estamos passando pela mesma situação desses animais, de termos que ficar presos em casa. Apesar de ser importante, parece não nos deixar muito felizes. Comente essa experiência, relacionando-a com um dos animais presos:


7.


a) “Só porque você pensa que é...” Qual a classe gramatical da palavra em destaque?


b) Que palavra, da mesma classe gramatical, substitui a palavra em questão, mantendo o mesmo sentido?


c) Por que só pensar ser inteligente não é suficiente? O que falta para a pessoa ser considerada inteligente?


d) Que palavra substituiria a palavra SÓ, mantendo o mesmo sentido?





Nenhum comentário:

Postar um comentário