Língua Portuguesa
Trabalho para 1602/1702/1801/1802/1901/1902
Prof.: Adilson
Galera,
Acredito que muitos que não gostavam da Escola
estão percebendo o quanto ela é importante, pois, além de ser o local de
aprendizagem de conhecimentos importantes para as nossas vidas, é também o
lugar de encontro com nossos amigos. Os que gostavam da Escola estão sentindo a
mesma falta. Vamos então torcer para que tudo isso passe logo e possamos
valorizar cada minuto nosso dentro da Escola juntos com nossos grandes amigos!
Saudades de todos!!!! Se cuidem!!!
O
asno e a carga de sal
Um asno carregado de sal atravessava um
rio. Um passo em falso e ei-lo dentro da água. O sal então derreteu e o asno se
levantou mais leve. Ficou todo feliz. Um pouco depois, estando carregado de
esponja às margens do mesmo rio, pensou que se caísse de novo ficaria mais leve
e caiu de propósito nas águas. O que aconteceu? As esponjas ficaram encharcadas
e, impossibilitado de se erguer, o asno morreu afogado.
Algumas
pessoas são vítimas de suas próprias artimanhas.
Fonte: Esopo. Fábulas. Porto Alegre: L&M
Pocket, 1997, p. 139-140
1. O texto pode ser considerado narrativo? Justifique sua
resposta.
2. Onde se passa a história?
3. As duas cargas carregadas pelo asno parecem ter uma
reação diferente quando expostas à água. Que reação é essa, levando em
consideração cada elemento?
4. No texto há uma pergunta. Copie essa pergunta e
responda a quem ela se dirige:
5. Na expressão retirada do texto, “... pensou que se
caísse de novo ficaria mais leve e caiu de propósito nas águas...”, a
expressão em negrito pode significar também:
a) Casualmente
b) Intencionalmente.
c) Coincidentemente.
d) Proporcionalmente.
6. Observe a imagem:
a) A
Linguagem verbal e não-verbal do peixe parecem não dizer a mesma coisa.
Explique:
b) O
que gerou esse contraste (oposição)?
c) Como
o peixe poderia explicar sua insatisfação?
d) Qual seria a melhor prova de amor da pessoa
pelo peixe? Por quê?
e) É
comum vermos outro animal em situação igual a do peixe. Que animal é esse?
f) Estamos passando pela mesma situação desses animais, de
termos que ficar presos em casa. Apesar de ser importante, parece não nos
deixar muito felizes. Comente essa experiência, relacionando-a com um dos animais
presos:
7.
a) “Só porque você pensa que é...” Qual a classe
gramatical da palavra em destaque?
b) Que palavra, da mesma classe gramatical, substitui a
palavra em questão, mantendo o mesmo sentido?
c) Por que só pensar ser inteligente não é suficiente? O
que falta para a pessoa ser considerada inteligente?
d) Que palavra substituiria a palavra SÓ, mantendo o mesmo
sentido?
Nenhum comentário:
Postar um comentário