quinta-feira, 28 de maio de 2020

Atividade de Língua Portuguesa - 6º Ano - Professora Ana Lúcia


Escola Municipal Barão de Itacurussá
Turma 1601
Professora: Ana Lucia M. Peçanha
Disciplina: Língua Portuguesa

Olá, meu queridos alunos!
Saudades de todos vocês, mas, por hora, fiquem em casa! Logo, logo, tudo voltará ao normal e estaremos juntos novamente.

Realizem essa atividade no caderno de Português. Essa é uma forma de mantermos contato e de vocês continuarem lendo, aprendendo, exercitando.
Beijo carinhoso em todos,
Profª Ana

Leia os textos atentamente e, em seguida, responda ao que se pede.
Texto 1

31 DE JANEIRO: DIA MUNDIAL DO MÁGICO

A mágica é uma das coisas que eu mais gosto do circo! É incrível como esses caras conseguem fazer aquelas coisas sumirem ou aparecerem sem que a gente perceba. E olha que eu fico olhando fixo, sem piscar nem respirar! Não consigo ver nada. Eu gosto também quando o mágico vai tirando um monte de cartas não sei de onde. Dizem que é da manga, mas é tão rápido! E a parte em que ele corta a mulher ao meio, então? Ele toma muito cuidado para não deixar as pessoas descobrirem os seus segredos. Agora, se você quiser aprender alguns truques fáceis e impressionantes, pode procurar o mesmo manual em que eu aprendi: o Livro das mágicas do Menino Maluquinho.


Questão 1

As palavras em destaque são adjetivos e servem para caracterizar os seres, os objetos ou as noções nomeadas pelo substantivo, indicando-lhes, exceto:

(A) um defeito.
(B) o modo de ser.
(C) uma qualidade.
(D) uma circunstância.


Texto 2

FICO ASSIM SEM VOCÊ

Avião sem asa, fogueira sem brasa
Sou eu assim sem você
Futebol sem bola,
Piu-piu sem Frajola
Sou eu assim sem você
Por que é que tem que ser assim
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil alto-falantes
Vão poder falar por mim [...]

CALCANHOTO, Adriana. Fico assim sem você. Disponível em: https://m.letras.mus.br/adriana-calcanhotto/84687/. Acesso em 16 jan. 2019.

Questão 2

O texto que você acaba de ler é uma canção. Sobre esse gênero textual, podemos afirmar que

(A) é uma composição poética em versos.
(B) é uma narrativa curta em prosa.
(C) há predomínio de palavras usadas no cotidiano.
(D) apresenta conteúdos resultantes de pesquisas científicas.

Questão 3
Como o eu-lírico do texto se sente sem aquilo que o completa?

Texto 3
APAGÃO EM ESCALA PLANETÁRIA FESTEJARÁ O BRILHO DAS ESTRELAS

Pouca gente ouviu falar de poluição luminosa, mas tal coisa existe e é um pesadelo na vida de astrônomo, pois rouba a beleza do céu estrelado. Não foram os astros que perderam o frescor, a humanidade é que iluminou intensamente a Terra e ofuscou a noite.
A poluição luminosa é causada pelo excesso de iluminação urbana. [...] Para chamar a atenção para o problema, astrônomos de diversos países começaram a organizar algo como o dia mundial do céu escuro. A ideia é que as luzes das cidades fossem apagadas por alguns instantes. Isso em 18 de abril de 2005, quando seriam lembrados os 50 anos da morte de Albert Einstein.

Revista O Globo, Rio de Janeiro.

QUESTÃO 4

Da leitura do texto, pode-se entender que a poluição luminosa é provocada

(A) pelo brilho intenso das estrelas.
(B) pela pouca iluminação de algumas cidades.
(C) pelo excesso de iluminação urbana.
(D) pela perda do frescor dos astros.

QUESTÃO 5

De acordo com o texto, o excesso de iluminação é uma preocupação para os astrônomos porque

(A) dificulta a iluminação urbana.
(B) ilumina excessivamente a cidade.
(C) impede a plena observação das estrelas.
(D) torna a noite ainda mais escura.

QUESTÃO 6

A questão central tratada no texto é a

(A) economia de energia.
(B) beleza das estrelas.
(C) pesquisa dos astros.
(D) poluição luminosa.

QUESTÃO 7

A finalidade desse texto é

(A) informar a preocupação dos astrônomos.
(B) denunciar os perigos de um apagão.
(C) alertar sobre o consumo de energia.
(D) valorizar o excesso de iluminação urbana.


QUESTÃO 8

O texto lido trata-se de:

(A) crônica.
(B) notícia.
(C) carta ao leitor.
(D) redação escolar.

Texto 4


BRASIL CAI PARA SÉTIMO LUGAR NO RANKING DA FIFA

A seleção espanhola permanece na liderança. A Alemanha ultrapassou a Holanda e assumiu o segundo lugar.
A seleção brasileira continua distante da briga pela liderança do ranking da Fifa, atualizado nesta quarta-feira. A equipe pentacampeã mundial perdeu uma posição e agora está em sétimo lugar, com 1.152 pontos, três atrás de Portugal, que a ultrapassou. A seleção espanhola permanece na liderança, com 1.566 pontos.
O Brasil ainda não entrou em campo em 2012, mas perdeu uma posição por conta dos resultados descartados no último mês. A vitória por 1 a 0 sobre a Irlanda, em fevereiro de 2008, deixou de contar pontos. Somado a isso, a derrota de Portugal para a Itália por 3 a 1, também em fevereiro de 2008, foi descartada, e provocou a troca de posições.
O sétimo lugar ainda não é a pior posição do Brasil no ranking da Fifa, já que em agosto de 1993, quando a lista foi criada, a equipe estava em oitavo lugar. A equipe vai voltar a jogar em 28 de fevereiro, na Suíça, em amistoso contra a Bósnia-Herzegovina. O primeiro adversário da seleção em 2012 está em 19º lugar na lista. [...]


Questão 9

O principal objetivo do texto é

(A) criticar a posição da seleção brasileira de futebol no ranking da Fifa.
(B) satirizar o sétimo lugar ocupado pela seleção brasileira de futebol no ranking da Fifa.
(C) Informar a liderança da seleção de futebol da Alemanha sobre o ranking da Fifa.
(D) informar que a seleção brasileira de futebol caiu para o sétimo lugar no ranking da Fifa.


Texto 5


COMO É FEITO O CHICLETE?

Primeiro se faz uma mistura de vários tipos de borracha, que é chamada de goma base. Depois são incluídos resinas e óleos vegetais, que amaciam a massa, substâncias minerais, que encorpam a mistura, e açúcar, corantes, aromas e ácidos, que dão o sabor. Em seguida, essa massa é esticada, cortada e são acrescentados um xarope de açúcar e essências que formam a casquinha crocante do chiclete. Aí é só embrulhar.

Recreio, n. 516, p. 5.

Questão 10

A finalidade desse texto é

(A) informar como o chiclete é feito.
(B) descrever as características do chiclete.
(C) enumerar os produtos de que é feito o chiclete.
(D) apresentar os ingredientes do chiclete.


Texto 6


UM SACO PLÁSTICO COM ÁGUA REALMENTE AFASTA MOSCAS?

Afasta sim. Na verdade, um saco cheio de água funciona como um excelente repelente não apenas para moscas, mas contra qualquer inseto que voe. Isso acontece porque os bichinhos percebem o objeto como se fosse um espelho e mudam a trajetória de seu voo. Ao entrar em um lugar qualquer e topar com o saco cheio de água, a mosca vê sua imagem refletida no líquido. Aí, por instinto ou mesmo por susto, ela para e sai do ambiente. [...]
A comprovação científica desse antigo hábito popular surgiu quando alguns pesquisadores da USP notaram o costume de bares e restaurantes usarem o tal saco d’água para afugentar os insetos. Intrigados, eles decidiram fazer vários testes com a mosca doméstica (Musca domestica) para comprovar se havia ou não fundamento naquela prática. Não deu outra: depois de uma série de medições, os cientistas publicaram trabalhos em revistas acadêmicas especializadas validando a receita do povão, cerca de seis anos atrás.

Mundo estranho, n. 21. Editora Abril.

Questão 11

A questão central tratada no texto é:

(A) cientistas fabricam repelentes com saco plástico.
(B) saco plástico com água afasta moscas.
(C) moscas não gostam de espelhos.
(D) moscas se assustam com sacos plásticos.


Texto 7

Seu corpo é uma máquina extremamente complexa e regulada com precisão. É necessário um bocado de atenção para que ele funcione sem problemas 24 horas por dia, 365 dias por ano, durante cerca de 70 anos (normalmente) sem parar! Dois terços do corpo são compostos de água. Esta é eliminada (alguns copos por dia) pelo suor e por idas ao banheiro, precisando ser reposta regularmente. Na realidade, é possível sobreviver sem comida por semanas, mas sem água você duraria apenas alguns dias. A água também colabora para que você tenha um aspecto saudável e é extremamente benéfica para o organismo, pois em sua passagem pelo corpo ela carrega todos os venenos (toxinas) consigo, que são eliminados com a água pelo suor e pela urina. Procure beber diversos copos de água por dia.

RUGEN, Samanta. Coisas que toda garota deve saber. São Paulo: Melhoramentos, 2005, p. 8.

Questão 12

Segundo o texto

(A) a água colabora para a pessoa ter uma aparência saudável e para a eliminação de toxinas.
(B) é necessário que a pessoa tome pelo menos 2 litros de água por dia.
(C) o corpo humano é comparado a uma máquina, por isso precisa de água.
(D) é possível sobreviver sem comida, mas não é possível sobreviver sem água.


Texto 8


IRENE NO CÉU

Irene preta
Irene boa
Irene sempre de bom humor.
Imagino Irene entrando no céu:
- Licença, meu branco!
E São Pedro bonachão:
- Entra, Irene. Você não precisa pedir licença.

BANDEIRA, Manuel. In: Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.


Questão 13

No poema, há um verbo que indica ordem. Esse verbo é

(A) precisa.
(B) imagino.
(C) entra.
(D) pedir.


Texto 9

Lá vai São Francisco
Pelo caminho
Levando ao colo
Jesuscristinho
Fazendo festa
No menininho
Contando histórias
Pros passarinhos.

MORARES, Vinicius de. São Francisco. In: A arca de Noé: poemas infantis. São Paulo: Cia das letras, 1991, p. 14.

Questão 14

As palavras destacadas no poema estão no grau diminutivo. O uso desses diminutivos expressa

(A) uma ideia de desprezo.
(B) uma chateação.
(C) uma ideia de carinho.
(D) a qualidade de ser pequeno.

Texto 10


Um homem apaixonado pelo céu andava o tempo todo de rosto para cima, a contemplar as mutáveis configurações das nuvens e o brilho distante das estrelas.
Nesse embevecimento, não viu uma trave contra a qual topou violentamente com a testa. Um amigo zombou da sua distração, dizendo que quem só quer ver estrelas acaba vendo as estrelas que não quer.
Espírito previdente, esse amigo vivia de olhos postos no chão, atento a cada acidente do caminho. Por isso não pôde ter sequer um vislumbre da maravilhosa fulguração do meteoro que um dia lhe esmagou a cabeça.

PAES, José Paulo. Altos e baixos. Socráticas. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 64.

Questão 15

O tipo de sequência predominante no texto lido é

(A) descritiva.
(B) narrativa.
(C) conversacional.
(D) dissertativa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário